Uma intensa semana de celebrações está prevista para a Paróquia São Donato, de Içara, a partir deste domingo, dia 8, com início do Cerco de Jericó. Serão quatro celebrações por dia, sendo uma de madrugada, uma no início da manhã, uma à tarde e outra à noite, sempre na Igreja Matriz, até o próximo dia 15. A missa de abertura acontece às 20h e contará com a bênção das fitinhas de compromisso e entronização da Arca da Aliança.
De acordo com o pároco Antônio Vander, o Cerco de Jericó de 2015 recebeu cerca de oito mil pessoas ao dia. “Muitas pessoas já estão se programando para participar. Vai ser uma grande festa da fé”, coloca. O evento começou a ser celebrado em Içara em 2013. “É um evento que já faz parte do calendário da cidade, a população aceitou muito bem, trazendo milhares de pessoas exatamente pela fé, não por comida ou por bebida, mas sim pela fé. E há centenas de pessoas que se deslocam de outras cidades até Içara somente para participar”, declara.
Inspiração na Bíblia
Conforme a tradição, o Cerco de Jericó tem por objetivo reproduzir uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus, presente no Santíssimo Sacramento. A inspiração para este ato vem da Bíblia, a qual em seu texto relata a chegada do povo de Israel à Terra Prometida. De acordo com o livro sagrado, antes de chegar, o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó, que o impedia de prosseguir a caminhada.
Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os israelitas a orarem durante sete dias e sete noites, rodeando as muralhas de Jericó, tendo à frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo. Segundo o que consta na Bíblia, durante a sétima volta, no sétimo dia, as muralhas caíram, e este é considerado como um sinal de vitória.
Especial Jornal Gazeta