Após dois meses fechado em função do furto de materiais, o Centro Municipal de Castração Francisco de Assis, localizado em Morro Bonito, na comunidade de Segunda Linha, em Içara, está perto de retomar o funcionamento . De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Marcolino, o planejamento é para que ainda durante o mês de abril as atividades sejam retomadas.
“Até o fim do mês já deve estar funcionando novamente o Centro de Castração de Içara. Esta é a meta que nós estamos trabalhando neste momento e queremos concretizá-la, pois se trata de um serviço essencial para as questões de saúde pública no município”, anuncia Marcolino.
Segundo ele, o grande entrave para reabertura foi a necessidade de realização de uma licitação, já concluída e com um vencedor definido, uma empresa do Rio Grande do Sul. “Tínhamos a questão da licitação dos aparelhos, dos instrumentos, que são necessários para a realização desses trabalhos. Teve um vencedor, e agora assinado o contrato, pode-se fazer o empenho e o pedido. E no máximo em 20 dias deve estar tudo em Içara”, destaca o secretário.
Ainda de acordo com Marcolino, também já foi realizado o pedido de remédios. “Este é um processo à parte ao dos aparelhos. Nós já fizemos o pedido e dentro de alguns dias chega tudo para o Centro de Castração. Fizemos a compra para pelo menos seguir com os atendimentos até o fim do ano”, estima.
Durante o período em que o Centro está fechado, houve uma mobilização, denominada “CastrAção – Seja você um voluntário animal”, e através dele foi possível conquistar importantes doações, como cobertores, toalhas de banho, coleiras, focinheiras, ração, entre outros itens para uso no local.
Especial Jornal Gazeta/Foto Daniel Búrigo