Com saída em frente ao Paço Municipal Ângelo Lodetti, centenas de içarenses participaram da 1ª caminhada do Dia Mundial na Luta Contra a AIDS, promovida pela Subsecretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Com o tema “AIDS não tem cura, preconceito tem”, o evento contou ainda com celebração religiosa, partilha do bolo e apresentações do coral Show Criança Feliz.
Os participantes receberam kit com camisetas e chinelos que foram usados como forma de chamar a atenção para a causa. A caminhada seguiu até a igreja Matriz São Donato onde os Padres Eloir Borges e Antonio Vander realizaram a celebração.
A conscientização sobre as diversas formas de preconceito foi o tema chave da homilia. “Jesus não teve preconceito. Ele sempre estendeu a mão aos excluídos pela sociedade e é assim que devemos agir sem preconceito de qualquer natureza”, coloca o Padre Eloir elogiando o trabalho dedicado aos soropositivos. “A oração desarma qualquer pessoa e nos faz perceber que ninguém é tão forte que não precise do outro, por isso faça a diferença onde você está”, emenda o Padre Antonio Vander.
O prefeito Murialdo Gastaldon, acompanhado da primeira dama Ceneli Freitas Gastaldon, participou de todas as atividades e destacou que prevenir é cuidar de si e dos outros. “Os trabalhos de orientação e conscientização ocorrem em nosso município de maneira bastante concreta. Somos a cidade da região carbonífera que mais realiza exames de HIV e temos uma equipe que se envolve efetivamente. O tema da campanha é muito pertinente e a população bem informada poderá se prevenir melhor”, ressalta.
“O número de exames feitos em Içara tem crescido bastante, isso mostra que as pessoas estão mais cuidadosas com a saúde e que a barreira, do preconceito e do medo, aos poucos, está sendo quebrada afinal, viver com AIDS é possível, com preconceito não”, completou o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin. “Hoje disponibilizamos os testes rápidos de HIV o que nos permitiu passar de 250 para mil exames ao mês. E em pouco tempo receberemos o teste de fluído oral que agilizará ainda mais o procedimento”, emenda o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.
Também participaram do evento a Pastoral da AIDS, servidores públicos e estudantes da quarta fase de Enfermagem da Unesc.
Colaboração: Imprensa PMI















