Concessionária orienta os motoristas sobre o que fazer durante o período de baixa visibilidade
Com temperaturas mais baixas, é cada vez mais comum nessa época do ano a incidência de neblina nas rodovias, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.
Os fatores climáticos, como aumento de umidade e queda da temperatura, podem favorecer o aparecimento de pontos com neblina. Por isso, a CCR ViaCosteira alerta aos motoristas sobre cuidados importantes ao trafegar na rodovia em trechos com ocorrência do fenômeno climático.
Nesses casos, reduza a velocidade gradativamente, mantendo distância segura do veículo que segue à frente. Outra recomendação importante é de nunca utilizar o farol alto e, em hipótese nenhuma, pare sobre a pista. A ViaCosteira reforça ainda que práticas como manter a revisão do veículo em dia é fundamental ao se deparar em situações do tipo. Para os veículos que possuem ar condicionado, o equipamento é muito importante para ajudar a desembaçar os vidros, melhorando a visibilidade. Essas são algumas recomendações que contribuem muito para evitar acidentes em casos de neblina.
A Concessionária destaca também a importância dos cuidados nessa época e ressalta que quanto menor a visibilidade menor deve ser a velocidade do veículo, sempre respeitando os limites de velocidade da via, e em trechos onde a neblina for muito espessa procurar estacionar em pontos seguros, fora da rodovia, e aguardar as condições normalizarem para seguir viagem. Também é importante lembrar aos usuários que possuem veículos equipados com farol de neblina dianteiro e traseiro que trafeguem com eles ligados, pois contribui na prevenção de colisões em caso de neblina.
“A condição de neblina na rodovia requer um comportamento diligente dos motoristas com a aplicação das boas práticas de segurança, contribuindo, assim, para uma viagem mais segura. Aliado a isso, a CCR ViaCosteira desenvolve ações que promovam a segurança dos usuários ao trafegarem pela rodovia, seja orientando por meio dos painéis eletrônicos de mensagens, seja dando apoio por meio das bases de atendimento ao usuário, dispostas ao longo da BR-101 Sul/SC”, destaca o coordenador de Atendimento da concessionária Paulo Linck.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário (Imbituba km 267 sentido sul, Laguna km 305 pista sentido norte, Sangão km 354 pista sentido sul e Santa Rosa do Sul km 447 sentido norte),19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível para iOS e Android, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3130 na agenda de contatos.
Assessoria de Comunicação da CCR ViaCosteira