Nesta terça-feira, dia 7, é comemorado o Dia do São Donato, padroeiro de Içara, cuja veneração iniciou ainda com os colonizadores italianos que se estabeleceram na cidade. A tradição e a fé passaram de geração a geração e se mantêm vivas entre a comunidade católica, que este ano promove a 68ª festa em honra ao santo. As celebrações ocorrem na Igreja Matriz, na área central do município.
“É uma data religiosa importante, por isso, é um momento de agradecer e comemorar”, diz o aposentado Abílio Amandio Filho, residente no Centro, a exemplo de Maria de Lourdes Fernandes. “Eu gostaria que São Donato ajudasse meu esposo, que está com AVC (acidente vascular cerebral) no hospital”, pede.
A devoção ao santo está também entre os mais jovens, como Gabriela Santana, estudante de Administração e moradora do bairro Jardim Silvana. “São Donato foi um exemplo para nós de obediência e zelo pelos ensinamentos de Deus. Ele, sendo bispo da igreja, deu a sua vida por amor a Cristo. Considero uma das principais virtudes que devemos exaltar nele”, afirma a universitária.
No dia dedicado ao santo, a programação prevê para as 9 horas carreata saindo dos bairros Demboski, Nossa Senhora de Fátima e Novo Caravaggio, com a transladação da imagem de São Donato. A seguir, a Matriz acolherá a Santa Missa votiva a São Donato, celebrando o aniversário de três anos de dedicação da igreja. Às 15 horas, ocorrerá novamente Santa Missa votiva a São Donato, da saúde e ação de graças, que marcará o encerramento da festa.
Especial Jornal Gazeta