Cerca de 9 mil pessoas passaram pela arena desde o início da competição de nível BT 400 e premiação de 35 mil dólares
Fernanda Firmo (113 ITF) e Matheus Belo (115 ITF) acabaram de conquistar o último título que faltava para a finalização do Mundial Rincão de Beach Tennis Unimed, disputado em uma arena montada na praça pública do Balneário Rincão, no sul de Santa Catarina. Com duplos 6/3 os atletas catarinenses venceram por 2 sets a 0 a dupla brasileira Rafaelle Barioni e Andrei Ludwig. As finais masculina e feminina da competição, de nível BT 400, premiação de 35 mil dólares e chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF), aconteceram no sábado (19).
O também atleta catarinense, natural de Brusque, André Baran (Top 8 ITF), venceu a categoria masculina, jogando em parceria com o francês Theo Irigaray (Top 7). Eles fizeram uma final marcante nas quadras do Balneário Rincão. Venceram por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/3) a dupla formada pelo italiano Mattia Spoto (Top 6 ITF) e pelo francês Nicolas Gianotti (Top 12 ITF) e fizeram a torcida vibrar muito. “É indescritível, estou muito feliz de jogar e ganhar no meu estado, com esta energia, sou só gratidão. Agradeço a Deus, todos os que fizeram este evento acontecer, patrocinadores, staff, imprensa e público”, destacou Baran após a grande final.
A final feminina foi de superação e a dupla italiana Flaminia Daina (Top 6 ITF) e Nicole Nobile (Top 4 ITF) foi a campeã do Mundial, derrotando a dupla compatriota Giulia Gasparri (Top 1 Itf) e Ninny Valentini (Top 7 ITF), com decisão no super tie-break (parciais de 2/6, 7/5 e 10/6). “Estamos muito felizes de termos vencido o mundial, com muita garra”, disse Flaminia Daina, que ao lado da sua parceira era a cabeça de chave número 3 do torneio.
Após as cerimônias de premiações, o clima foi de agradecimento. “A Federação Catarinense de Tênis tem se destacado na realização de grandes eventos mundiais no tênis. E agora chegou a vez do Beach Tennis. Conseguimos, com a união de esforços, realizar talvez o maior torneio de Beach Tennis do mundo, o que nos enche de orgulho. Evidentemente que ninguém faz nada sozinho e devemos agradecer em especial a Confederação Brasileira de Tênis que chancela os eventos da FCT e nos dá um apoio incondicional para que nossos eventos tenham sucesso. Este BT 400 do Balneário Rincão comprovou que estamos no caminho certo e a participação do público que lotou a arena, foi uma demonstração disso”, ressaltou o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias.
“O BT 400 do Rincão é mais uma prova do sucesso do trabalho da CBT junto ao Beach Tennis no Brasil. Junto com as Federações e promotores de eventos, encontramos o alinhamento necessário para oferecer o melhor para quem mais importa: os atletas beach tenistas. Parabéns à FCT e à Prefeitura do Balneário Rincão”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp.
O Mundial de Beach Tennis do Balneário Rincão é apresentado pela Unimed, com o Patrocínio Master da SAMAE, o Patrocínio do BRB e da Sandever Decatlhon, o Apoio Master é da Prefeitura de Balneário Rincão, com o Apoio da UNESC, Kolina Volkswagen, Cliniimagem, Cristalcopos, Unifique, Osteoclínica, Clínica Trenare, Pro Alto Fitwear, Nitrix, Novotel e Hotel IBIS. Com realização da FCT – Federação Catarinense de Tênis, é um evento oficial da CBT – Confederação Brasileira de Tênis e da ITF – International Tennis Federation.
Colaboração: Assessoria de comunicação
Crédito Foto: Cris Andujar