Casos de COVID e síndrome gripal aumentam e preocupam profissionais da saúde de Içara e Rincão

Até ontem (24) Içara registrava 28 casos ativos de COVID-19, sendo um paciente na UTI (não reside em Içara) e 27 pessoas em tratamento domiciliar. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinalli, que ainda ressalta o aumento dos números de casos.

“Os números de casos da COVID tem aumentado nas ultimas semanas, assim como os de síndrome gripal. Isso se deve à chegada do frio e também pela diminuição do uso de máscaras. Além disso, faz dois meses que estamos em campanha contra a influenza, mas a procura pela vacinação está abaixo do esperado. Isso não ocorre apenas em Içara, é em toda região. Tanto que a regional de Saúde tem feito contato com todos os municípios para discutirmos o que pode ser feito para que a população procure pela imunização”, explicou Graziela.

A coordenadora também faz um alerta aos pais. “Temos registrado vários casos de crianças, o que antes na víamos, com COVID e com síndrome gripal. Então, como os sintomas da COVID, geralmente, iniciam com os da gripe, é preciso que os pais fiquem alerta e que procurem uma unidade de saúde assim que os sintomas iniciarem, pois é preciso que, tanto as crianças quanto os adultos, sejam avaliados por um medico, recebam a medicação necessária e que façam os testes no momento certo de acordo com o inicio dos sintomas”, assinalou. Os testes da COVID, agora, são feitos nas próprias unidades de saúde.

Vacinação

A imunização acontece nas unidades de saúde equipadas com sala de vacinação, em dias específicos da semana, “pois os frascos tem numero específico de doses e tempo para ser usado, ou seja, quando abertos tem prazo e não podem ser guardados novamente. Para evitar desperdício cada unidade tem um dia programado para a aplicação das vacina. Com isso, todos os dias tem vacina em alguma unidade do município. A pessoa pode se dirigir a mais próxima de sua casa para saber em qual pode receber a dose naquele dia”, destacou Graziela.

Balneário Rincão

Em Balneário Rincão, a baixa procura e o numero de casos de síndrome gripal e da COVID também preocupam. Hoje, o município tem 13 casos ativos em tratamento. “Com a chegada do frio tivemos um aumento do número de casos de pessoas com sintomas gripais e, com isso, a procura pelo teste da COVID também. É importante assinalar que a vacinação contra COVID continua, mas com uma redução na procura. As pessoas tem buscado mais a dose de reforço”, comentou Renata Leopoldo, Enfermeira da vigilância epidemiológica e imunização.

Renata ainda salienta que a equipe da saúde tem feito busca ativa dos adolescentes e crianças, “pois estamos com muitos faltosos para a segunda dose. A vacina contra influenza e sarampo tbm está abaixo do esperado: estamos com 41% da população de idosos vacinados e 25% das crianças. Precisamos que todos que fazem parte dos grupos prioritários, e que ainda não foram imunizados, procurem a unidade de saúde do seu bairro e receba sua vacina. É através da vacinação que diminuímos a circulação do vírus, tanto a vacina contra a gripe quanto a do sarampo são seguras e essenciais para evitar complicações”, alerta a enfermeira.

Alexandra Cavaler – Redação Içara News

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis