segunda-feira, 31 março, 2025
Ultimas noticias

Case içarense é apresentado no 9° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de SC

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde de Içara, formada pelo coordenador de especialidades, Gustavo de Jesus, pela coordenadora de Atenção Primária, Shirley Gazola, pela médica Luísa Rosler Grings, pela farmacêutica Luziane Righetto Miranda e pela nutricionista Thaiane Michelsen Kubiaki, marca presença no 9° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Blumenau. Mas, eles não foram somente conferir a programação, que conta com mais de 20 palestrantes renomados, incluindo Gonzalo Vecina, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Hoje (quinta-feira, 27), a nutricionista do Programa Melhor em Casa de Içara, Thaiane Michelsen Kubiaki, apresentou o impacto da política pública de saúde (SAD), a curto prazo, no município do sul catarinense desde a sua implantação, em agosto de 2022. A partir dos dados coletados nos prontuários dos pacientes e por meio da base de dados, foi possível entender quem eram os atendidos e quais eram os desfechos deles.

De acordo com Thaiane, a maioria dos pacientes admitidos no programa são pacientes em cuidados paliativos (em torno de 70%), o que demonstra o papel fundamental do programa em fornecer amparo e cuidado nessa fase delicada tanto ao paciente, quanto à família. Além disso, é possível detectar que grande parte dos pacientes possui mais de uma comorbidade e que a maioria deles está no programa por condições de saúde e adoecimento causados por essas comorbidades e pelo próprio avançar da idade. “Portanto, é mais que importante o desenvolvimento de ações que promovam um envelhecimento mais saudável da população”, apontou a nutricionista.

Ela ainda relatou que quanto à reabilitação dos pacientes, os dados do Melhor em Casa demonstram que ela é possível para grande parte dos atendidos. “Então, concluímos que, de maneira geral, o serviço de atenção domiciliar tem sido indispensável para o acesso à saúde de uma população que antes tinha esse acesso dificultado. O Melhor em Casa fornece cuidado, dignidade e humanização aos pacientes içarenses”, concluiu Thaiane.

 

Colaboração: Decom PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis