Os benefícios da amamentação para a saúde do bebê são fundamentais e colaboram diretamente no desenvolvimento saudável das crianças. Para atender os bebês do Oeste catarinense que não têm acesso ao leite materno por diversos motivos, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, tem atuado para garantir esse alimento. Histórias emocionantes reforçam a importância da doação. Foi o que aconteceu com a mãe do pequeno Mateus Zuse Martins, a Amanda, de 32 anos, que é uma das 543 doadoras.
“No dia 14 de novembro, tive meu bebê no Regional e as meninas da maternidade me explicaram sobre a doação, dizendo que, se eu tivesse interesse, poderia doar meu leite. Como minha produção era bem grande, achei interessante. Alguns dias depois, em 20 de dezembro, consegui ir ao hospital e conversei com a enfermeira Ana, que me explicou tudo sobre os cuidados e o processo. Foi quando me cadastrei para ser doadora”, compartilhou.
A produção de leite excedente permitiu que ela fizesse uma contribuição significativa. “Na primeira semana, já tinha enchido todos os vidrinhos que trouxe para casa. No dia 31 de dezembro, levei mais 13 ou 14 vidrinhos, cada um com meio litro. Foi uma produção bem grande, e nesta semana ainda consegui levar mais 7 vidros. É muito gratificante saber que meu leite pode ajudar tantas crianças que precisam”, comemora.



















