Por Alexandra Cavaler
O turismo religioso é uma forma fascinante de viajar, onde as pessoas visitam locais sagrados, templos, igrejas e outros lugares de devoção. Inclusive muitas cidades têm igrejas e catedrais que atraem visitantes não apenas pela fé, mas também pela história e arquitetura.
Em Içara, há algumas opções interessantes para o turismo religioso! Um dos principais locais é o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus que no sábado, dia 14, foi elevado oficialmente à Basílica Menor. Essa definição papal deve movimentar ainda mais o segmento e por isso a redação buscou junto aos candidatos ao Executivo içarense as propostas dos planos de governo para implementar a área.
A atual prefeita, Dalvania Cardoso, candidata pelo PL, diz que para fomentar o turismo religioso com a elevação do Santuário a Basílica Menor, cabe ao município fazer contínua melhoria na sinalização turística, fortalecer o investimento na mobilidade com os acessos pavimentados, que propiciem mais conforto e segurança. “Como futuramente a abertura do acesso pela Linha São João, ali pelo loteamento novo, chegando por trás do Santuário Basílica, é uma das alternativas”.
Dalvania também enfatiza a duplicação da SC-445. :Na duplicação da nossa SC-445, já em execução no trecho 1, o município previu no projeto melhora na rótula em passagem superior, já pensando na entrada Santuário e na rota gastronômica da Segunda Linha, que se fortalecerá com a instalação de hotel no trecho. A iluminação em destaque para o Santuário, a exemplo de Sombrio, também é um dos nossas metas. Assim como fortalecer outras alternativas para integrar o turismo na cidade, com a Rota de Turismo Rural, valorizando-se orquidário, produção de uvas e morangos o beneficiamento do mel entre outros. Além de um projeto de lei específico para reconhecer o Santuário Basílica como ponto turístico oficial do município, no intuito de, por meio público, promover apoio logístico e divulgação do local. (Projeto de lei só poderá ser encaminhado, após período eleitoral).”, conclui Dalvania.
Candidato do PT também dá destaque ao tema
Lauro Nogueira relata que o turismo religioso é algo muito importante para a cidade. “Temos conversado bastante, principalmente nas visitas aos clubes de mães, a gente tem falado sobre a criação, ali na Segunda Linha, junto ao parque e ao horto para a criação de uma concha acústica, onde nós poderíamos, junto com a Secretaria da Cultura, e de Educação, e a Fundação de Esportes, iniciar um processo onde nós iríamos resgatar, ali no Parque Valmor de Luca, os nossos talentos, fazer apresentação de bandas locais, regionais, canto. Colocar ali também uma pista de skate. Inclusive, existe já todo um projeto, lindo onde a gente colocaria sobre o lago uma espécie de passarela. Assim, o lugar ficatia lindo e nós iríamos atrair o jovem para ali. E tudo que já é oferecido como os cafés, e restaurantes naquela região seriam também benenficiados”, ressaltou.
Ele ainda fala de ações voltadas à localidade de Danta Cruz. “Eu tenho ido visitar a Santa Cruz que é um bairro que me chama muito a atenção ppr ter lagos, e as possibilidades de a gente fazer ali uma grande lagoa, arrecadar ali as nossas águas, ou seja, fazer uma grande lagoa para a prática de esportes aquáticos como remo, caiaque. Içara tem muita coisa que pode ser criada dentro da cultura, dentro da educação, dentro do esporte. Nós temos muita coisa para dar para o jovem que é o nosso futuro”.
Max de Mello, MDB, direciona ações aos romeiros
“Nós pretendemos fazer uma rota turística envolvendo a Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. O cidadão, o romeiro, o devoto do Sagrado Coração, chega no santuário, vai receber um flyer do governo municipal dando às boas vindas, com as opções de lovais para as refeições (almoço, café) e mostrando que além do santuário, pode conhecer a Igreja Matriz São Donato, que ficar no centro de Icara, a Igreja Centenária da Esperança, ou seja, apresentar as opções do turismo aqui na cidade, como o orquidário, plantações de morango, onde você mesmo pode colher no pé e levar para casa. Nós temos parreira de uva que tu pode colher a uva no pé e levar para casa também. Nós temos fábrica de picolé, nós temos agroindústria, conhecer como é que funciona a fabricação e comprar e levar para casa também, entre tantas outras coisas que a cidade de Içara tem”, assinalou.
colaboração: jornal Gazeta