Encerrando as atividades relacionadas ao Agosto Laranja, que fez um trabalho de prevenção as deficiências, Içara realizou nesta quinta-feira, dia 29, uma caminhada para chamar atenção da comunidade. A ação envolveu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e as Escolas Maria Arlete Lodetti e Paulo Rizzieri.
O percurso iniciou em frente às dependências da Apae e seguiu em direção à Rua Marcos Rovaris, finalizando na Praça da Matriz São Donato. “Não é possível prevenir a síndrome, mas sim a deficiência, com esse objetivo nós trabalhamos a questão da prevenção com palestras e enfatizamos essas atividades no mês de agosto pela semana da deficiência”, salientou a psicóloga da Apae, Jadna Milioli.
De acordo com os organizadores o evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas. “A Apae esteve visitando algumas de nossas escolas para fortalecer a conscientização através de palestras informativas e hoje culminou com a presença de duas de nossas escolas nos representando no evento, mas o envolvimento se dá em todas as escolas durante todo o processo educativo”, completou a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Marlene Casagrande.
Lei do Agosto Laranja em Içara
A Lei número 4138, foi publicada e sancionada pelo prefeito Murialdo Gastaldon em 19 de dezembro de 2017, instituindo na cidade de Içara o Agosto Laranja para realização de ações de conscientização e prevenção às deficiências. As atividades visam o desenvolvimento de conteúdos sobre as necessidades especificas e de políticas públicas no sentido de promover a inclusão social desse segmento populacional, combatendo o preconceito e discriminação.
Colaboração: Moisés de Souza/Imprensa PMI