O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado em Içara com uma caminhada pela Rua Marcos Rovaris nesta sexta-feira, dia 15. O evento realizado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) contou com a participação de alunos da rede municipal de Educação, Apae e autoridades.
O prefeito em exercício, Sandro Giassi Serafin, que participou da ação, acompanhado da esposa Georgia Bolsoni Serafin, lembrou que os trabalhos são efetivados para que o abuso contra crianças e adolescentes seja erradicado. “Sabemos que é um trabalho paciente, pois o agressor geralmente é alguém próximo. Por isso, é preciso que as denúncias sejam feitas, pois precisamos proteger nossas crianças”, pontua.
“A data foi instituída com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade para o engajamento na luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, coloca a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Pizetti. Segundo ela, somente em 2014 foram feitas 24.575 denuncias de violência em todo Brasil, destes, mais de 19 mil foram de abuso sexual e mais de cinco mil de exploração sexual infantil.
A coordenadora do Creas, Priscila Fernandes, apresentou um levantamento dos números no Estado. “Todos os meses Santa Catarina registra, por meio do Disque 100, 70 denúncias de violência contra crianças e adolescentes. De janeiro a agosto do último ano foram 572 casos, sendo 271 de exploração sexual de infantil. Em nossa cidade, temos em acompanhamento, 100 menores que sofreram violência de várias naturezas das quais 40 são de abuso sexual”.
Todos os casos de violência e exploração de crianças e adolescentes devem ser denunciados no Conselho Tutelar através do número 3432-7668 ou 8411-6338, no Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes de Içara no telefone 3432-7247, ou ainda pelo Disque 100 que tem ligação gratuita.
Colaboração: Imprensa PMI



















