NA última semana cerca de 70 bombeiros do administrativo e operacional do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram de mais um Treinamento Operacional Mensal (TOM), realizado na Associação do Giassi, na Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão. O tema deste mês foi “Atividades desenvolvidas no ambiente aquático”, divido em três oficinas, essencial para a preparação e atualização contínua dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
O treinamento visa a preparação para enfrentar diferentes cenários de emergência com competência e segurança. “Essas atividades são fundamentais para manter a equipe atualizada para atuar e ajudar em qualquer situação que exija habilidades específicas no ambiente aquático”, ressaltou o comandante do 4° BMM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.
O treinamento foi dividido em três oficinas distintas:
– Atividades com Moto Aquática: focada na capacitação dos bombeiros para operar motos aquáticas, veículos essenciais para resgates rápidos e eficientes em ambientes aquáticos, como rios, lagos e áreas costeiras.
– Atividades com Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE) e bote inflável: prática de técnicas de busca e resgate em situações de inundações e enxurradas, utilizando botes infláveis. Este tipo de treinamento é realizado para operações de salvamento durante desastres naturais.
– Atividades de Busca Subaquática: envolve a busca e resgate de vítimas em ambientes submersos, que requer habilidades específicas e equipamentos adequados para garantir a segurança dos bombeiros.
Colaboração: Comunicação CBMSC
Foto; estagiária Edna Schmitz/CBMSC