Os dois bombeiros militares que representaram o Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) no curso de Gestão de Saúde em Desastres, promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), já estão de volta ao estado. O evento, realizado de 1º a 30 de novembro, reuniu profissionais de oito países e teve como objetivo capacitar os participantes com base no modelo japonês de assistência médica em desastres.
Santa Catarina foi representada pelo tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma, presidente da coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do CBMSC e médico, e pelo comandante da companhia de Xaxim, major Nolan Rafael Volkweis. Ambos integram a coordenadoria de APH do CBMSC e foram os únicos brasileiros presentes no curso.
Durante a formação, os bombeiros tiveram acesso a uma série de palestras, treinamentos práticos e estudos de caso sobre a gestão de saúde em desastres naturais. Como resultado, desenvolveram um Plano de Ação voltado para a realidade brasileira, com o objetivo de melhorar o atendimento pré-hospitalar em emergências em Santa Catarina.
A capacitação busca aprimorar o serviço prestado aos catarinenses pela corporação, buscando soluções globais adaptadas às necessidades locais. “Além de uma experiência única, o curso nos proporcionou uma visão detalhada de como o Japão lida com desastres, integrando diversas instituições para garantir uma resposta eficiente e coordenada. Nosso plano busca adaptar essas práticas ao contexto catarinense, promovendo maior agilidade e eficiência no atendimento às vítimas”, destacou o tenente-coronel Henrique.
A iniciativa deverá fortalecer a articulação entre os diversos órgãos envolvidos na resposta a desastres no estado. O plano desenvolvido será apresentado ao comando do CBMSC e às autoridades estaduais nas próximas semanas.
Texto: Edna Schmitz/CBMSC
Foto: divulgação CBMSC