A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Olodum e o Instituto Liberdade assinaram na manhã desta sexta-feira, 22, um Termo de Cooperação com o apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em cerimônia realizada na capital baiana, Salvador. O documento visa à realização do espetáculo Bolshoi/Olodum, em março de 2022, na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O evento será realizado por meio de projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e já está em captação.
“Essa parceria que está se consolidando hoje é muito importante. Um processo que vem sendo construído há muito tempo”, disse Edinho Lemos, presidente da FCC. Marcos Canetta, coordenador geral do Instituto Liberdade, acredita que este é um momento histórico para a instituição sem fins lucrativos, que atua na região da Grande Florianópolis há 33 anos, na preservação da cultura negra e dos direitos humanos.
Já João Jorge, presidente do Olodum, crê que a união possa render bons frutos. “Olodum e Bolshoi é tudo de bom que pode acontecer! Tudo de novo, de maravilha e de uma percepção diferenciada”, celebrou. Durante o evento de assinatura do termo, Edinho Lemos também entregou o certificado enviado pela diretoria da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil ao Olodum, de um curso on-line de Introdução ao balé clásssico composto por 12 módulos.
Escola Olodum Sul
Em 2018, o Olodum e o Instituto Liberdade assinaram um convênio para a instalação da unidade da Escola Olodum Sul em Santa Catarina, a única fora da Bahia. Depois de implantada, a unidade vai atender 800 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar. A Escola Olodum Sul está em obras e vai funcionar no antigo terminal de ônibus no bairro Jardim Atlântico, região continental da capital catarinense.
Colaboração: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura