Eu não sei se você sabe, mas eu sou apaixonado pelo bar (risos). Não sei se gosto mais das bebidas ou da comida. O que eu sei é que cada gole pede um tira gosto e cada tira gosto pede um novo gole. Esse ciclo, às vezes, até tem hora para começar… Porém, para acabar, é meio complicado.
Dentre todas as delicias do bar, a que mais gosto é o bolinho de carne. E a receita varia de bar para bar. O que eu sei é que no boteco do Chef PV Show o bolinho é temperado com ervas e cebola caramelizada. A combinação fica um espetáculo.
Vamos pra receita
Ingredientes: 2 cebolas, açúcar mascavo, molho shoyo, 1kg de carne moída do dianteiro, cebolinha a gosto, salsinha a gosto, farinha de rosca, farinha de trigo, farinha panko, 300ml de leite, 2 ovos, sal a gosto e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo: Eu começo pela cebola caramelizada. Coloco uma panela para aquecer com um fio de azeite extra virgem. Pico a cebola em cubinho e entro na panela. Adiciono sal para ajudar a desidratar a cebola. A medida que vai refogando a cebola vai mudando de cor. Quando estiver amarelada, entro com açúcar mascavo e molho shoyo. Deixo apurar e experimento. Se estiver com bom sabor, reservo. Essa hora dá para ajustar o sal.
Em um recipiente, entro com a carne. Pico cebolinha e salsinha e adiciono a massa. Tempero com sal e pimenta do reino. Por fim, entro com a cebola caramelizada. Mexo a massa do bolinho e adiciono farinha de rosca até obter a liga que eu quero.
Com a carne pronta, formo as bolinhas. Bato em um recipiente, o leite e os ovos. Separo também farinha de trigo e farinha de rosca. Você pode temperar as farinhas a seu modo. Passo o bolinho na farinha de trigo, levo a mistura de leite e ovos e finalizo passando na farinha panko. Esse é um empanamento padrão.
Ao finalizar tudo, frito por imersão em óleo com temperatura de 170°. A casquinha vai ficar sequinha, o interior suculento e a carne adocicada pela cebola. É sensacional. Experimente!