Os blocos estruturais têm se destacado no setor da construção civil, oferecendo vantagens significativas em comparação aos métodos tradicionais. Um dos principais benefícios é a rapidez e a praticidade nas obras. Com o sistema modular, semelhante a peças de lego, a instalação é facilitada, resultando em canteiros de obra mais limpos e organizados. Isso reduz o tempo de construção e o desperdício de materiais. Esta novidade será apresentada na 21ª edição da CasaPronta, que acontece de 16 a 20 de outubro, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.
Gerson Eládio Felisbino é proprietário da Cerâmica Felisbino e afirma que a escolha por blocos estruturais impacta positivamente na sustentabilidade das construções. “A modulação de blocos é tipo lego e prático nas instalações. Com isso, evita várias outras matérias a serem utilizadas na obra, como o uso de madeira para as caixarias. Ao evitar o uso excessivo de madeira para caixarias, os empreendimentos contribuem para a preservação ambiental, diminuindo o desmatamento e promovendo uma construção mais ecológica”, comenta.
A produção e o uso de blocos estruturais também enfrentam desafios. É essencial que os blocos atendam a rigorosas normas técnicas, garantindo a segurança e a qualidade das edificações. A conformidade com especificações é fundamental para a durabilidade das estruturas. “Os desafios são as normas exigidas para os blocos serem tecnicamente alinhados e seguindo rigorosamente as especificações dos sistemas de cada construção”, acrescenta Felisbino.
Diferença entre blocos estruturais e métodos tradicionais
Segundo Felisbino, com o material tradicional, é necessário construir a parede e depois quebrar para passagem de fiação e dutos de água e esgoto, por exemplo. “Na parte do bloco estrutural, a construção beneficia essa situação, pois toda essa rede passa por dentro do produto, gerando facilidade, praticidade e economia”, observa.
CasaPronta
A CasaPronta chega a sua 21ª edição trazendo as novidades de construção civil, mobiliário e decoração. A feira reúne os setores de construção civil, mobiliário e decoração em um espaço de 15 mil metros quadrados e com mais de 200 expositores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
“Em um mundo em constante transformação, a construção civil não pode ficar para trás. Inovações tecnológicas têm o potencial de revolucionar a forma como edificamos, trazendo não apenas eficiência, mas também sustentabilidade e segurança. A inovação se apresenta como a chave para atender a essas necessidades de maneira eficaz”, pontua a diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e organizadora da CasaPronta, Jaqueline Backes.
Horários de visitação da CasaPronta
Quarta-feira (16/10): 16 às 22 horas
Quinta-feira (17/10): 16 às 22 horas
Sexta-feira (18/10): 16 às 22 horas
Sábado (19/10): 14 às 22 horas
Domingo (20/10): 14 às 19 horas
Texto: Rafaela Custódio/Traquejo Comunicação