Um espaço voltado para a leitura e também para a realização de trabalhos escolares. Esta é a função da Biblioteca Pública Municipal de Içara. Mas a disponibilidade de livros está reduzida devido à falta de devolução dos usuários. A locação é gratuita e válida por 15 dias.
“Teve um período que nós ligávamos para que devolvessem os livros, mas acabou não surtindo efeito. Por isso, tentamos fazer uma conscientização no momento da locação. Ultimamente percebemos que o pessoal está devolvendo mais”, coloca a bibliotecária Marilda de Lagos Inácio.
Conforme o histórico municipal, o acervo deveria conter 12 mil livros, contudo, na avaliação da coordenadoria da Biblioteca Pública, hoje há aproximadamente 7 mil livros disponíveis. Ou seja, quase a metade do acervo foi perdida ao longo do tempo. “Tem muito livro que acaba não voltando. Geralmente, são os melhores. A pessoa se muda e depois esquece, ou acaba extraviando, então há vários motivos para isso”, alega.
De acordo com Marilda, um trabalho em parceria com a Fundação Cultural está sendo realizado para aquisição de novos exemplares. “Já fizemos um levantamento dos livros mais procurados, para que possamos modernizar a biblioteca”, comenta a bibliotecária. Doações também podem ser realizadas no horário de atendimento, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. A biblioteca está localizada na Rua São Donato, Centro, próximo ao Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Especial Jornal Gazeta



















