A estudante Maria Eduarda de Souza Vieira, de 14 anos, levou o título de rainha da Pastoral Afro do Movimento de Consciência Negra Chico Rosa de Içara. O evento, realizado na última sexta-feira, dia 8, no Auditório São Donato reuniu um bom público, principalmente de torcedores das candidatas. Como primeira princesa ficou Joice Marciano Ribeiro, de 18 anos, e segunda princesa, Keyse Kethlen Almeida, de 14 anos.
“Me inscrevi incentivada pela minha professora de educação física, que disse que eu teria grandes chances de vencer. Realmente ela estava certa. Ganhei”, falou com um sorriso estampado no rosto Maria Eduarda. Segundo ela, durante o seu reinado irá ajudar na divulgação da cultura negra, além de discutir mais sobre o auto preconceito. “Algumas pessoas parecem sentir vergonha da própria raça”, lamenta.
“Espero que este evento fortaleça a cultura afro e toda a sua cultura”, coloca o prefeito Murialdo Gastaldon. “É importante estarmos com nossas etnias organizadas divulgando o nosso município e nós do governo municipal valorizarmos nossas origens. Que a nova corte seja saudada por todos nós”, finaliza o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin.
O concurso foi promovido pela Pastoral Afro Chico Rosa com apoio do Governo de Içara por meio da Fundação Cultural de Içara (FCI). “Temos que ter orgulho de nossa raça, de nossa cor e de nossa história”, ressaltou a presidente da pastoral afro, Nadir dos Santos. “O evento apresenta a maneira como a etnia negra vem cultivando a sua história”, disse o presidente da FCI, Daniel Loch.
Colaboração: Imprensa PMI