A comunidade de Barra Velha, em Balneário Rincão, ficará sem o serviço de guarda-vidas, pelo menos nessas primeiras semanas da temporada de verão. Uma das comunidades que mais recebem famílias neste período do ano na região, a situação será registrada em função da falta de postos para os oficiais do Corpo de Bombeiros trabalharem. O único local que abrigava os guarda-vidas foi alvo de vandalismo e, destruído no início deste ano, ainda não foi recuperado.
“Sem o posto não há como deixar os guarda-vidas na praia. Não tem como deixar eles trabalhando um dia inteiro, desde as primeiras horas da manhã até o início da noite, debaixo de sol forte, sofrendo com as condições do vento, ou então da chuva, e ainda sem um banheiro adequado. Sem postos, não haverá o trabalho. Infelizmente, esta é uma posição que vamos ter que tomar”, justifica o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, tenente Samuel Ambrosio.
No fim da última temporada de verão, quando houve o vandalismo, a comunidade já chegou a ficar sem a guarnição. “Solicitamos pelo menos algo temporário, somente para concluirmos a temporada, mas infelizmente nada foi feito e assim ficou. E este ano já estamos há algum tempo solicitando a construção do posto, mas não houve nenhuma resposta positiva”, lamenta o oficial.
De acordo com o prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, que tem mandato até o fim do ano, o posto para os guarda-vidas não será reconstruído. “Não temos previsão de construir esse posto. Sabemos da importância, mas o momento da prefeitura é bastante delicado. Temos repasses atrasados, e estamos sem condições de construir”, explica. “Vamos estudar alguma alternativa”, finaliza.
Especial Jornal Gazeta


















