Decreto que criou medidas mais rígidas nos últimos dias, foi revogado pelo Governo Municipal
Depois de cinco dias de medidas mais rígidas para supermercados, comércio, bares e restaurantes, Içara volta a flexibilizar a prestação de serviços por estes locais. Com a revogação do decreto municipal 145/2020, agora, supermercados e lojas podem abrir aos domingos e segundas-feiras pela manhã e bares e restaurantes podem permitir a entrada de clientes até 22 horas e atendê-los até às 23h.
Jhonnes Alcides Venâncio, dono do Point Beer, um pub na cidade, comemorou a decisão. “Já estava difícil o decreto anterior. Mas abrir as casas às 18 horas para fechar às 21h como determinava o novo decreto, ficou insustentável. Perdemos muitos clientes esta semana. As pessoas não deixaram de sair, só foram daqui para as outras cidades”, conta.
Ainda segundo o comerciante, um grupo de proprietários se uniu para tentar sensibilizar o poder público. “São donos de bares, pizzarias, churrascarias, o pessoal que abre no fim de semana… Tivemos duas reuniões com o prefeito e pedimos ajuda dos vereadores, inclusive do Sapinho, o presidente da Câmara que mediou essas conversas. Ficamos muito contentes que eles entenderam a nossa situação”, avalia.
O maior impacto é financeiro
Cumprir as medidas de higiene, limpeza e distanciamento dentro das casas, não tem sido o maior desafio. “Com relação a isso, os clientes já entenderam e nós já nos adaptamos. Tem horário de sair, tem limite de pessoas no estabelecimento e por mesa e tem obrigatoriedade de máscaras. O que pesa mesmo é o faturamento. Tivemos queda de 35 a 40% no mês. E isso é o mais difícil”, expõe.
Prefeitura segue decreto da Amrec
A revogação do decreto da semana anterior, foi decidida pelo prefeito Murialdo Gastaldon após reunião com os prefeitos da Amrec. “Eu sempre defendi uma decisão unificada entre os municípios da região. Semana passada, a maioria optou por medidas mais rígidas. Nessa última reunião, a decisão da maioria foi diferente”, relata o prefeito. Segundo ele, os números em Içara estão preocupantes. “Eu conversei com os comerciantes e expliquei a situação grave que estamos passando. Por decisão deles, o comércio deve fechar no sábado e reabrir somente na segunda-feira ao meio dia. Eles também estão preocupados. Mas isso será decisão de consenso deles e não uma determinação da cidade”, frisa Gastaldon.
Colaboração: Karol Carvalho