A captação de córneas para transplante na região Sul será retomada após a instalação do Banco de Olhos no Hospital Santa Catarina, em Criciúma. O assunto foi pauta na Câmara Municipal de Içara na noite de quarta-feira, dia 23.
A obra tem investimento de R$118 mil e atenderá toda a demanda da região, de Passo de Torres à Imbituba. O serviço está desativado desde 2010 devido à falta de estrutura. “Somente em 2015, mais de 150 córneas foram perdidas devido à falta de condições adequadas para captação”, coloca a presidente do Bando de Olhos de Criciúma, Eliana Andrade.
A estimativa é que com a obra concluída, consiga-se zerar a fila de espera para transplantes de córnea na região. “Os membros da comissão permanente da Saúde e Seguridade Social participam hoje de uma reunião com o secretário de Saúde de Criciúma, Vitor Benincá, para obtermos mais informações sobre o projeto”, adianta o vereador requerente, Marcio Dalmolin.
Também participaram da sessão a vereadora criciumense Tati Teixeira (PSD) e o presidente da Cruz Vermelha do município, Almir Fernandes.
Redação Içara News