Por Alexandra Cavaler
A instituição faz apelo em busca de doadoras, uma vez que o estoque está praticamente zerado
Diferente do que ocorreu no final do ano passado, o Banco de Leite Dr. Dino Gorini, do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma, está precisando novamente, e com urgência, de doadoras. “O estoque de leite está baixo devido às férias de janeiro e fevereiro, quando, geralmente, as mães vão para a praia e a doação de leite materno cai sensivelmente”, lamenta a enfermeira Edileia Silva Camilo, coordenadora do Banco de Leite.
A demanda mensal do Materno é, em média, 30 litros de leite. Hoje, conforme a enfermeira, o estoque tem apenas 3 litros de leite cru, zero para a distribuição, e aguarda resultado laboratorial relacionado à coliforme de 15.800 litros. “O leite materno é o melhor e mais nutritivo alimento que o recém-nascido pode receber. Ele é tão completo que os especialistas e a Organização Mundial de Saúde recomendam alimentar os bebês exclusivamente com o leite materno nos primeiros seis meses de vida”, ressalta Edileia.
Já a mamãe do Ícaro, Isis Nowasck , que já foi doadora para o Banco de Leite, faz um apelo: “Se você amamenta, você é uma possível doadora. Entre em contato! O Banco de Leite é 100% SUS e não tem custo algum para a doadora”, convida Isis Nowasck.
Doação e os benefícios aos bebês
Para fazer a doação de leite materno, a mulher precisa estar saudável, sem sintomas gripais. Caso esteja gripada deve aguardar 14 dias (após o primeiro dia de sintoma) para efetivar a doação. A doadora também deve estar com os exames em dia, não pode fazer uso de drogas, álcool ou cigarro, ou medicação que interfira na amamentação e, o principal, estar disposta a ordenhar esse leite em casa, ter uma produção e encaminhar ao banco, que atende somente a demanda da instituição.
Para se cadastrar basta entrar em contato com a equipe do Banco de Leite pelo WhatsApp 48 99129-7074, que você receberá todas as orientações, ou buscar mais informações pelo perfil do Instagram @bancodeleitecriciuma. Hoje, a unidade conta com 30 mamães doadoras, mas em dezembro eram 54.
A enfermeira Edileia Silva Camilo ainda esclarece que para a criança o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta. “O leite materno também favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração. E, para a mãe, protege contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mamãe e filho/a, ou seja, doar leite é doar vida!”, concluiu. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês internados. O Banco de Leite Humano Dr. Dino Gorini fica no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, administrado pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.
Fonte: jornal Tribuna de Notícias
Foto: Nilton Alves