Home Balneário Rincão Paróquia de Balneário Rincão não terá igreja matriz

Paróquia de Balneário Rincão não terá igreja matriz

256
COMPARTILHAR

A nova paróquia da Diocese de Criciúma, que está sendo criada em Balneário Rincão, terá um ponto diferente em relação às demais instaladas na região. É comum que as paróquias contem com uma matriz, para onde as principais celebrações são direcionadas. Entretanto, na cidade litorânea, as oito comunidades devem ter a mesma importância, já que não haverá matriz no Rincão.

“Essa inclusive é uma pergunta que está todo mundo fazendo. Todos questionam onde será a paróquia, como ficará esta situação. Mas o que acontece é que estamos trabalhando com um modelo diferente, no qual não há matriz. Nesses últimos anos, diversas paróquias foram criadas na nossa região, então agora estamos buscando instalar de uma forma diferente”, argumenta o coordenador da área pastoral, padre Bento Zilli.

Ele conta que a ideia deste novo modelo surgiu com o objetivo de dar igualdade para todas as comunidades que devem compor a paróquia. “Com uma matriz, sempre há uma paróquia que concentra as atividades, ou seja, acaba sendo privilegiada. Mas com essa mudança, a gente quer que todas sejam atendidas da mesma forma, que a presença do pároco seja homogênea”, detalha.

Com esta alteração, uma dúvida que fica é quanto às missas, em especial de sábado à noite e domingo de manhã, pois costumam ocorrer na matriz todas as semanas. “Haverá celebração sempre, normalmente, mas a diferença é que faremos com que as comunidades tenham a mesma quantidade de celebrações. Ou seja, hoje em uma comunidade, amanhã em outra e assim por diante”, coloca o líder religioso.

Inauguração em fevereiro

“Nesses próximos meses, todo o trabalho é para finalizar o que resta para a implantação de fato da paróquia. E já temos inclusive uma data oficial: será no dia 2 de fevereiro. Durante a festa em honra à Nossa Senhora dos Navegantes, que é tradicional na cidade, a gente faz a inauguração oficial da paróquia. Será um dia muito especial para a comunidade católica”, enfatiza Zilli.

Paróquia São Francisco

O nome da nova paróquia já está definido. Após uma série de encontros realizados com as comunidades para que se chegasse à denominação que representasse a paróquia, ficou oficializada como São Francisco. E na noite da última quarta-feira, dia 4, já houve um evento festivo alusivo à implantação.

“Como era o dia de São Francisco de Assis, que será o nome da paróquia em Balneário Rincão, fizemos um evento festivo reunindo todas as oito comunidades que farão parte, para que fossem destacados os detalhes quanto à implantação e já se celebrasse São Francisco. E contamos com a presença do bispo dom Jacinto Inacio Flach”, ressalta o coordenador da área pastoral.

 

Especial Jornal Gazeta

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here