O recuo é sensível, mas quem atua na segurança já enxerga motivos para comemorar a queda na criminalidade no Balneário Rincão. Dados comparativos de 20 de dezembro até a presente data mostram que todos os índices foram menores na comparação com o mesmo período do ano passado. Para o policial Leandro Klug, responsável pela Delegacia do município, as estatísticas precisam ser encaradas com um avanço.
"A redução é sensível sim. Só que ela confirma que já há resultado de um trabalho iniciado na cidade e que há longo prazo pode ter frutos ainda mais positivos", argumenta. Segundo ele o trabalhoé de inclusão social. Ações desenvolvidas pelo governo municipal e também pela iniciativa privada estão afastando jovens da delinquência.
"Quando não há trabalho social, quando o município não investe na inclusão a polícia só enxuga o gelo. Vejo garotos que estavam caminhando para a criminalidade e que hoje, ao invés de circular com criminosos eles estão em escolinhas de futebol, de dança, de surf. Então é possível sim mudar isso. O professor abre as portas, a polícia só fecha".
Colaboração: Anderson de Jesus/Rádio Difusora