Os contribuintes de Balneário Rincão que por algum motivo não quitaram o débito em cota única com direito a desconto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até o último dia 10, prazo determinado para o benefício, ganharam mais tempo para pagar o tributo. Agora, eles terão até o dia 9 de março para efetuar o pagamento, contando com os mesmos abatimentos que estavam previstos anteriormente.
De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Desenvolvimento Econômico, Rafael Motta, dois motivos levaram à prorrogação do prazo. Além disso, o adiamento da data-limite para quitação do débito com desconto dá alguns dias a mais para que a Administração Municipal possa conseguir ao menos chegar no montante que era esperado.
“Optamos por realizar o adiamento do pagamento da cota única com desconto em função de que houve um período muito chuvoso neste início de ano, o que fez com que algumas pessoas que moram fora acabassem não vindo para a cidade. Além disso, houve troca no sistema de tributos e houve quem não conseguiu retirar pela internet”, justifica o gestor da pasta.
Ele enfatiza que o objetivo é fazer com que o maior número de pessoas fiquem em dia com o tributo, que é fundamental para a realização de ações na cidade. “Com esta prorrogação, optamos por dar mais um período como opção aos contribuintes”, reforça Motta.
Mantido o desconto concedido, todos os contribuintes que realizarem o pagamento em cota única terão 10% de redução no valor do tributo. Quem não tem qualquer pendência com débitos municipais vai ganhar ainda mais 5%, totalizando 15% de abatimento. A retirada dos carnês pode acontecer na Central do Cidadão, no Centro da cidade, ou pela internet, no site da prefeitura, através do código imobiliário.
Especial Jornal Gazeta