Entre os dias 6 e 10 de junho a secretaria de Saúde de Balneário Rincão, registrou a falta, em exames e consultas médicas agendadas e confirmadas, de 43 pacientes, ou seja, 43 vagas perdidas. A falta de comprometimento dos cidadãos, segundo a secretária da pasta, Daiane Cardoso, prejudica não apenas quem faltou, mas quem está no aguardo por um agendamento.
“Não conseguimos obrigar as pessoas a comparecerem, mas pedimos que os cidadãos rinconenses se atentem às datas e horários das consultas, pois quem perde é a própria população. Perde quem deixou de cuidar de sua saúde faltando ao agendamento, e perde quem ainda está aguardando. A responsabilidade é de todos”, assinalou a secretária municipal.
Daiane ainda ressalta que algumas medidas estão sendo estudadas para que esse comportamento seja, pelo reduzido. É necessário que todos tenha o entendimento de são responsáveis por si por aquilo que é pertinente à sua saúde. Tenha consciência, é o alerta que fazemos, se não puder cumprir o compromisso, avise com antecedência para que outra pessoa tenha consulte no horário programado”, alerta a secretária.
Especialidades prejudicadas com as faltas:
Ginecologista: 2
Psiquiatra: 8
Pediatria: 6
Ecocardiograma: 6
Endocrinologia: 1
Ortopedista: 5
Urologista: 8
Vascular: 5
Obstetra: 2
Alexandra Cavaler – Redação Içara News