A noite desta terça-feira (30) foi especial. Os vereadores homenagearam, através de Moção de Aplauso e Incentivo, para a Irmandade Alcoólicos Anônimos de Balneário Rincão, destacando seu impacto positivo na vida de indivíduos e famílias, bem como seu papel na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Além disso, também ocorreu uma Moção de Aplauso à AL-ANON – Associação de familiares e amigos de Alcoólicos Anônimos do município. O vereador Bataclan Bitencourt Carpes foi o autor proponente das moções.
“Esta Casa Legislativa manifesta seu agradecimento sincero e sua homenagem pública ao Grupo Al-Anon, parabenizando todos os seus membros pelo compromisso contínuo com o bem estar coletivo e pela coragem de caminhar ao lado de quem sofre, oferecendo acolhimento, compreensão e amor”, salientou Bataclan.
O vereador André Francisconi Lima apresentou um requerimento ao Poder Executivo, que fazendo os seguintes questionamentos: O atual paradeiro da máquina que fazia limpeza urbana equipada com escova rotativa, que era utilizada para a limpeza dos cantos das ruas do município; o atual paradeiro dessa máquina, se ainda está funcionando; caso não esteja em uso, qual o motivo da paralisação; qual a previsão para que volte a operar nas vias públicas.
“É de suma importância a gente saber qual foi o paradeiro dessa máquina e que essa máquina volte a funcionar, visto que nosso município está em crescimento”, ressaltou.
O Vereador Juninho Motta indicou ao Poder Executivo Municipal que seja realizada a manutenção na estrutura física, bem como pintura geral do prédio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
“Estivemos no CRAS para entender um pouco mais das demandas e dos trabalhos que são realizados. Saímos dali satisfeitos pelo excelente trabalho que está sendo levado a sério. Estamos fazendo tantas reformas, estamos em crescimento, então eu gostaria de pedir que seja feita uma manutenção na estrutura, para que a gente consiga fazer a manutenção preventiva”, enfatizou.
O vereador Pedro Vital Estácio solicitou que o Poder Executivo faça uma reforma do parque infantil localizado no Loteamento do bairro Ana Cândida, na Rua Raul Maximiano Réus, pois se encontra em condições precárias, com correntes partidas, mato e outros problemas, visto que no Dia das Crianças os moradores comemoram neste local há muito tempo com uma festa. Por isso ele apresentou a necessidade de revitalizá-lo.
Rede feminina de combate ao câncer realiza prestação de contas
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Rincão participou do horário político, por meio de espaço cedido pelo vereador Rogério José Cardoso. A presidente da entidade, Vandete Maria Fernandes. O objetivo foi apresentar um balanço das últimas ações e falar um pouco do trabalho que a rede realiza.
Fundada em 22 de agosto de 2022, a organização de caráter social e filantrópico, atua principalmente na prevenção do câncer de mama, com encaminhamento para mamografia e colo uterino com coleta do exame preventivo, e com foco na qualidade de vida e acolhimento humanizado a pessoas acometidas pela doença, bem como seus familiares.
O alerta à prevenção do câncer de colo de útero e de mama vem sendo feito através de palestras de conscientização e panfletagens para grupos de mulheres e população em geral.
Atualmente, a rede feminina possui 34 voluntárias no Balneário Rincão, além de uma equipe técnica voltada a área da saúde, disponibilizando o custeio de consultas e exames, atendimentos psicológico, nutricional e de enfermagem. A presidente também ressaltou as últimas conquistas, recentemente, como a aquisição de um carro, emendas parlamentares e também um novo aparelho de ultrassom.
De acordo com Vandete, em breve será realizado o lançamento da pedra fundamental para o terreno que foi adquirido para a rede e o grupo está trabalhando para ter uma sede própria, visto que atualmente é alugada.
“Gostaria de convidar a todos a conhecerem a casa e o trabalho que a gente faz, começamos de forma pequena, com duas salas. E agora ganhamos o terreno, já temos o projeto com a planta e também o orçamento para fazer a casa, que está em torno de R$ 1,2 milhão”, explicou.
“Isso é para todos que estão nos ouvindo. A rede feminina não é só para mulher, é para todos, para a família. Que a gente seja mais humano, mais acolhedor. Para que não tenhamos medo, pois o câncer descoberto no início tem mais chances de cura”, enfatizou.

Furto de gado mobiliza Polícia Militar em Içara
Nesta quarta-feira (1º), a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência