A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reforçou a fiscalização de produtos comuns na casa dos brasileiros em 2024 e proibiu alguns produtos que descumpriram regras de produção. Entre eles, algumas marcas de sal, manteiga e fígado de frango.
As empresas afetadas pelas proibições mantiveram suas operações, já que as ações da Anvisa focaram em lotes específicos. Nenhuma se pronunciou publicamente, mas afirmaram que possuem compromisso em oferecer produtos seguros e de qualidade.
As marcas de sal e manteiga proibidas pela Anvisa
Sal Moído Refinado Iodado União
Produzido pela Maranata Salineira do Brasil Ltda., a agência afirmou em resolução que o produto não atendia aos níveis adequados de iodo.
A insuficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas e bócio (crescimento da glândula tireoide).
Manteiga Coopernova
A manteiga comum com sal da marca Coopernova, referente ao lote N° 0009/3675, produzido entre 28/03/2024 e 05/04/2024, foi proibida em junho deste ano.
Segundo a Anvisa, o lote apresentou problemas no processo de pasteurização lenta do creme, crucial para eliminar microrganismos prejudiciais e garantir a segurança do produto final.
Fígado de Frango da Ave Nova
Já na marca Ave Nova, a agência identificou presença de níveis elevados de Escherichia coli, no lote 284-2 do fígado de frango congelado, bactéria que pode causar infecções graves.
A suspensão foi uma medida necessária para prevenir riscos à saúde dos consumidores.
Com informações NDMais