A quantidade de veículos em circulação pela BR-101 Sul Catarinense vem recebendo acréscimo nas últimas duas semanas, seguindo a média histórica para a rodovia federal durante as festas de final de ano. Na temporada de Verão, o fluxo nas pistas duplicadas cresce até 50% no tráfego de longo curso, reduzindo o espaço para movimentação na plataforma e requerendo maior atenção dos motoristas. Com mais carros e caminhões em circulação há menos intervalo para manobras de ultrapassagens, conversões, retornos ou entradas no trânsito.
O volume maior de tráfego vai continuar até o final da temporada, no mês de março, com picos em datas festivas, como Natal, Ano Novo e Carnaval. Assim, quem trafega pela BR-101 Sul deve atentar para os limites de velocidade e, também, para a distância de segurança entre veículos.
Nos trechos duplicados da BR-101 Sul em Santa Catarina, a velocidade máxima permitida é de 110 km/h para veículos de pequeno porte e 90 km/h para veículos maiores. No Rio Grande do Sul, com a duplicação das pistas finalizadas, o limite de velocidade é menor, fixado em 100 km/h para veículos pequenos e 80 km/h para veículos pesados. Nas travessias urbanas gaúchas o limite de velocidade é de 80 km/h, independentemente do tamanho do veículo. Já nas travessias urbanas catarinenses, o limite de velocidade não sofre alteração.
Colaboração: Muriel Albônico