O crescimento expressivo da presença da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) nas lavouras de milho de Santa Catarina tem gerado grande preocupação, principalmente devido aos danos causados por essa praga. De acordo com o boletim de monitoramento da 17ª semana (29/11), a incidência do inseto aumentou quase 100% em relação à semana anterior, o que pode afetar diretamente a produção de milho na região.
A cigarrinha-do-milho é um inseto sugador que se alimenta da seiva das plantas de milho e é responsável pela transmissão de doenças que prejudicam a lavoura, como o Enfezamento Pálido, Enfezamento Vermelho e Raiado Fino. O ataque de cigarrinhas infectadas com os patógenos dos enfezamentos pode comprometer substancialmente a produção de lavouras de milho.
A cigarrinha é um inseto minúsculo, de cor branco-palha ou levemente acinzentada, e pode voar quando há movimentações bruscas na lavoura. Embora o milho seja o único hospedeiro conhecido da cigarrinha no Brasil, ela também pode ser encontrada em plantas como sorgo, trigo e braquiária. O sistema de cultivo de milho no Brasil, com duas safras anuais (primeira safra no verão e safrinha no inverno), tem facilitado a proliferação do inseto, que encontra condições ideais para completar seu ciclo de vida durante esse período.
Em função da resistência do milho a herbicidas, os agricultores enfrentam uma dificuldade adicional no controle das plantas de milho voluntárias, chamadas de tiguera, que permanecem nas lavouras ao longo do ano. Assim a manutenção de plantas de milho nas áreas de lavoura é condição favorável para permanência dos patógenos e do vetor. Além disso, o aumento de populações de cigarrinhas resulta em maior incidência de enfezamentos, o que impacta a produtividade das lavouras.
Outro fator preocupante observado pelos pesquisadores da Epagri é o aumento do número de insetos infectados com o espiroplasma, causador do Enfezamento Pálido, e o fitoplasma do Enfezamento Vermelho. Além disso, o vírus do mosaico-estriado, ainda pouco estudado, tem se mostrado o patógeno mais prevalente nas avaliações dos insetos capturados. “Cabe salientar que pouco se sabe sobre os impactos deste vírus no patossistema, pois ele ainda é pouco estudado”, afirma Maria Cristina Canale Rappussi Da Silva, pesquisadora da Epagri responsável pelo monitoramento da praga.
Cautela dos agricultores no plantio
O líder do projeto Grãos do Sul Catarinense, Fernando Silveira, tem alertado os agricultores sobre o momento crítico para o plantio. Ele destaca que a safrinha, que normalmente começa em janeiro, pode ser seriamente afetada se os produtores não tomarem os devidos cuidados. “Fizemos uma armadilha em Forquilhinha e a cigarrinha apareceu com muita força na região faz umas três semanas. Já estamos avisando os agricultores”, disse.
Ele observa que muitos produtores da região de Criciúma, Nova Veneza e Meleiro têm se antecipado ao plantio, realizando a semeadura em julho, fora da época recomendada, para colher a safra de milho ainda no final de dezembro. Esse plantio fora de época pode ser arriscado, especialmente com o aumento das infestações de cigarrinhas. “Quando esquenta, a cigarrinha começa a aparecer muito, especialmente a partir de novembro. Eu não plantaria, acho uma loucura plantar agora”, alerta.
Para os agricultores que já decidiram plantar, Silveira recomenda cuidados intensivos no manejo da praga, incluindo a aplicação de inseticidas nas primeiras quatro semanas de cultivo. “Quem vai plantar agora está enfrentando um problema gravíssimo. Não deveria plantar. As cigarrinhas estão aí e já estão infectadas. Os agricultores precisam seguir as orientações da assistência técnica e fazer um manejo rigoroso”, afirma.
A Epagri também recomenda que os agricultores se abstenham de plantar milho neste período, uma vez que o aumento das populações de cigarrinhas pode gerar danos significativos. “Vai ser um problema enorme”, conclui Fernando Silveira, que reforça a necessidade de o manejo ser feito de acordo com as orientações técnicas.
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias / Edson Padoin



















