Na última terça-feira, dia 26, foi aprovado o Plano Municipal de Saneamento Básico pela Câmara de Vereadores, a partir de agora começa a discussão com a comunidade sobre a gestão de água e esgoto em Içara. O primeiro passo após a aprovação será a realização de uma audiência pública nesta sexta-feira, dia 29, convocada pelo poder Executivo, para tratar sobre o programa de contrato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O encontro ocorrerá a partir das 18 horas, no Clube Ipiranga, no Centro da cidade.
“O foco dessa audiência pública é para que a Casan apresente a proposta que ela tem para a execução do plano de saneamento básico. Este plano apresenta um horizonte de investimentos, que fica em torno de 30 anos, e a Casan, interessada no sistema de Içara, vai apresentar o que fará com o serviço de cinco em cinco anos. Convidamos para que participem, pois será fundamental, queremos ouvir a todos para tomarmos uma decisão sobre o que é melhor para a cidade”, afirma o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.
Junto com o município, a Casan é a atual gestora do sistema de abastecimento de água, assim como responsável pela execução do serviço de esgotamento sanitário. A gestão compartilhada teve início em 2014, mantendo o serviço juntamente com o Sistema Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Samae). O contrato, no entanto, termina este ano.
“Após esta audiência pública, a decisão sobre este assunto fica para o Governo Municipal. Não há programação de qualquer outra reunião com a comunidade. O projeto de saneamento básico, que norteia esta discussão, ficou na Câmara de Vereadores, que abriu prazo para consulta popular, mas não houve manifestações de propostas. E na Câmara o projeto foi aprovado”, finaliza o prefeito.
Especial Jornal Gazeta