Um momento de aproximação, integração e troca de ideias foi proporcionado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) a empresários, empreendedores e gestores de empresas associadas nesta sexta-feira, 28. Os convidados foram recebidos pelo presidente Franke Hobold, a diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, e colaboradores da entidade.
Durante o Café com Associado, eles puderam conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos pela Associação, ações e projetos desenvolvidos, além de apresentar demandas e sugestões.
Em sua fala inicial, o presidente comentou sobre o trabalho que será desenvolvido ao longo da atual gestão, que se estenderá até 2027. “Assumimos oficialmente na semana passada, mas nós da diretoria já estamos no comando da Acic desde janeiro, dando continuidade ao trabalho que vinha sendo feito e planejando implementar novos projetos”, declarou.
“Temos algumas demandas pela frente. Principalmente em relação aos associados, temos o suporte às empresas em temas como a Reforma Tributária, no sentido de difundir ao máximo as informações, apoiando em especial as empresas de menor porte”, citou Hobold.
O presidente destacou ainda o fomento às exportações, a promoção de missões empresariais pela região, a demanda por novas tecnologias nos negócios, a aproximação da Acic com as comunidades, a defesa de bandeiras como a infraestrutura e a qualificação profissional.
A carência de profissionais qualificados foi pontuada também pelos associados, assim como as dificuldades em acessar créditos para investimentos, diante do cenário desafiador da economia brasileira.
Serviços
Diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes apresentou a estrutura organizacional, o funcionamento da associação, além de expor os projetos estratégicos. Também foi apresentado aos associados o portfólio de serviços e de capacitações, os principais eventos, ferramentas como os cartões de benefícios e a Rede de Vantagens, além dos núcleos empresariais.
“Meu primeiro emprego formal veio de cadastrar meu currículo na Rede de Talentos da Acic e hoje contrato muitas pessoas usando a ferramenta. Sou associado, faço parte da diretoria da AJE (Associação de Jovens Empreendedores de Criciúma) e já fiz negócios extraordinários com o networking proporcionado pela Acic”, ressaltou o consultor Diogo Goulart Estevam.
“Todos sabem da dificuldade em se encontrar e manter profissionais qualificados. Por isso, nós da DG Planejados – Italínea estamos sempre buscando a Rede de Talentos e também qualificar o nosso pessoal com as capacitações que a Acic oferece”, reforçou Hamilton Rossi de Oliveira, também integrante da AJE.
Nucleados
Os associados também compartilharam suas experiências junto à Acic e aos núcleos empresariais da entidade.
“Nossa relação com a Acic vem de longa data. Somos parceiros dos prêmios promovidos pela entidade, oferecendo aos premiados bolsas de estudos em cursos de inglês, e no ano passado participamos também do Intercon, um evento incrível que mostrou todo o potencial da região para os negócios internacionais”, assinalou a gerente comercial na Rockfeller Criciúma, Alana Cypriano, integrante do Núcleo da Mulher Empresária.
“Quando cheguei do Rio Grande do Sul, a Acic foi a primeira entidade que me acolheu aqui em Criciúma, me deu um panorama sobre o mercado corporativo. Mais recentemente, propomos uma parceria com a Acic, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e Compliance, na área do ESG e da biodiversidade. A partir disso, junto ao Instituto Alouatta, nasceu uma empresa, a Alouatta Bio Negócios”, ressaltou o nucleado Paulo Cadallora.
Participantes
Participaram do café os associados: AGS Open Banking, Alouatta Bio Negócios, Consultor de Negócios Diogo Goulart Estevam, DG Planejados – Italínea, Instituto Alouatta, Macro Motores, Rockefeller Criciúma, Sandra Cristina Koenigkon Martins e Total Moldes.