quinta-feira, 19 dezembro, 2024
Ultimas noticias

Assembleia Legislativa é marcada pela renovação

Se há uma palavra para definir a atual legislatura na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ela é renovação. Dos 40 deputados que iniciaram as atividades nesta semana, 22 não estavam no Parlamento estadual nos últimos quatro anos e, entre eles, 18 nunca haviam exercido mandatos na Casa, como titulares ou suplentes.

Na lista de estreantes, está Jessé Lopes (PSL), um dos representantes da Região Carbonífera na Alesc. “Depois de assumir a presidência do PSL em Criciúma, tive o incentivo das pessoas, pelo trabalho que vinha fazendo, de trazer a militância pró-Bolsonaro para o partido. Na hora de definir (a candidatura), surgiu o meu nome, pela confiança das pessoas. Mas não era minha prioridade”, revela.

Outros quatro deputados voltam à Alesc e esse é o caso, inclusive, do presidente Júlio Garcia (PSD), que retorna após a aposentadoria como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). De acordo com ele, a intenção neste mandato é continuar o combate à desigualdade sofrida por pessoas com deficiência, mas este não foi o único motivo que promoveu o retorno do deputado. A renovação política também foi um fator determinante.

Por outro lado, 18 deputados foram reeleitos no pleito de 2018. Entre eles, estão três representantes do Sul do Estado: Ada De Luca, Luiz Fernando Vampiro (ambos do MDB) e Rodrigo Minotto (PDT). Mesmo assim, a taxa de renovação foi de 55%, a maior desde 2002. “Realmente, tivemos uma onda que carregou telhado, paredes, mas o meu alicerce que é o trabalho, não foi carregado e graças a isso eu fui reeleita”, entende Ada De Luca.

“As urnas deram um recado de que a população não aceita mais a velha política. Neste segundo mandato, vamos honrar novamente cada voto de confiança recebido. Esse mandato participativo, ouvindo as pessoas e encaminhando soluções, vai continuar porque foi aprovado pelos catarinenses. Seguimos trabalhando na construção de um Estado mais eficiente e que consiga entregar serviços de qualidade à população”, afirma Minotto.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis