As eleições de 2020 em Içara apresentam novas forças, que podem decidir o pleito para determinado candidato, conforme for feita a coligação. O PL aparece com a experiência de cinco mandatos na Câmara do vereador Antônio de Melo, que definiu deixar o MDB na janela de transferência.
Melo é o pré-candidato do PL à prefeito, mas tem uma aproximação maior com o PP de Dalvânia Cardoso. Porém, existe a possibilidade de ele estar com o MDB de Arnaldo Lodetti ou ainda sair com chapa pura. O vereador, além dos cinco mandatos, tem a experiência de fazer parte do Governo, quando foi secretário de Educação. Vale lembrar que o PL tem como aliado o PDT, do empresário Joelson Cardoso.
Tucanos
O PSDB tem se reforçado para as disputas das eleições municipais. O partido trabalha uma coligação com o MDB, de Arnaldo Lodetti. O pré-candidato do PSDB é o vereador Valdelir Da Rolt, que aproveitou a janela de transferência e saiu do PSD migrando para o ninho tucano. Vale lembrar, que além de Da Rolt, o PSDB ainda recebeu o vereador Márcio Dalmolin e a vereadora Silvia Mendes, a Marreca.
Da Rolt explica que foi bem recebido no PSDB e que tem pedido de várias pessoas para também fazerem filiações no partido. Segundo ele, o PSDB não fecha as portas para ninguém, é um partido transparente. Não é uma sigla que tem sobrenome.
Assumir posição
A Vereadora Silvia Mendes, a Marreca, também migrou para o PSDB. A vereadora também aponta que nos Tucanos, o ambiente é muito bom. Silvia avalia que a parceria do partido com o MDB vai fazer a candidatura de Arnaldo Lodetti ganhar projeção. O que está faltando neste momento, segundo a vereadora é o prefeito Murialdo Gastaldon assumir a candidatura do emedebista.
Assim como a maioria dos partidos, Marreca também tem entrado em contato com os amigos e simpatizantes através de chamadas de vídeo ou até mesmo por telefone para reafirmar que é pré-candidata a uma vaga na Câmara. Ela fala que tem os pais em casa, e que não está se arriscando a sair para realizar contatos por causa da pandemia da Covid-19.
Progressista
O vereador Israel Rabelo, que na janela, se transferiu para o PP, está em quarentena por ter testado positivo para o novo coronanvírus. O vereador segue o tratamento e já apresenta melhoras. Israel ainda sente falta de olfato e paladar, mas os sintomas gripais já melhoraram.
Enquanto segue o tratamento, o vereador tem feito contatos através do telefone e das mídias sociais. Ele aponta que a proposta de mudança foi o que o fez seguir para o PP.
Câmara fechada
Não só o vereador Israel Rabelo testou positivo para a Covid-19 e sim mais dois assessores e um funcionário da Câmara de Vereadores, que ficará fechada por sete dias voltando ao trabalho normal na segunda-feira. Presidente do Legislativo Rodrigues Mendes, o Sapinho, autorizou a realização de uma nova sanitização realizada na terça-feira.