Sob o planejamento didático e criativo da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, a Colônia de Férias da rede pública municipal de ensino já está em funcionamento desde segunda-feira (6). O atendimento dos pequenos içarenses deve acontecer até o dia 31 deste mês.
Nesta edição, de acordo com Mariane Gomes Monteiro, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Município, a Colônia envolve aproximadamente 900 crianças divididas em cinco pólos: nas EMEFs Alaíde Tabalipa e Quintino Rizzieri e nos CEIs Paraíso da Mamãe, Favinho de Mel e Padre Silvestre Junckes.
Ela ainda conta que as atividades dos alunos da Educação Infantil englobarão a cultura e as tradições locais. “A intenção é fortalecermos nossas raízes, mas, também, estimularmos a aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades de forma prazerosa e educativa”, explica.
Quanto aos estudantes do Ensino Fundamental, Mariane esclarece que eles passarão pela recuperação de aprendizagem. “Serão auxiliados onde encontraram dificuldade durante o ano letivo. E isso é excelente, porque, quando acompanham a turma, a autoestima é elevada, assim como a motivação”, comemora.
Quem também tem motivos para comemorar é Elesandra Aparecida Pereira de Freitas, moradora do Bairro Nossa Senhora de Fátima. A empresária tem três filhos. Ela recorda que, quando o filho do meio era menor, não havia colônia de férias no município. “Eu trabalhava como costureira e precisava trabalhar com ele. Hoje, a realidade é outra”, destaca Elesandra, relatando que trabalha em seu restaurante com a cabeça tranquila, porque seu filho de 1 ano e 8 meses está sendo cuidado por profissionais capacitados.
A prefeita Dalvania Cardoso (PL) fica feliz por Elesandra e por todas as famílias que encontram a segurança para seus filhos na Colônia de Férias, durante o recesso do ano letivo. “Neste ano, tivemos um aumento de 100 alunos e já nos preparamos para a próxima temporada, em 2026”, conclui.
Colaboração: Decom PMI