Um apagão cibernético global afeta serviços em todo o mundo nesta sexta-feira (19). O problema atinge empresas aéreas, de transportes, mídias e companhias de telecomunicações.
O problema teria ocorrido em sistemas operacionais da Microsoft. A empresa informou, nesta manhã, que sofreu uma falha que impede a utilização de softwares e serviços próprios. Com isso, empresas de todo o mundo foram afetadas.
Nos Estados Unidos, companhias aéreas, como a American Airlines, Delta e United Airlines precisaram cancelar voos. Aeroportos na Alemanha, Reino Unido e Holanda passaram pela mesma situação. Parte do sistema de trens da Inglaterra também parou.
Usuários do Banco Bradesco receberam, no início da manhã, um comunicado sobre a indisponibilidade de alguns serviços, em decorrência do apagão que atinge outras partes do mundo.
“Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível”, diz a mensagem na página inicial do aplicativo do banco. Em nota, o Bradesco reforçou as informações do comunicado e destacou que “os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”.
Empresa de cibersegurança atua para solução do problema
Em uma publicação no X, George Kurtz, CEO da empresa americana de cibersegurança, CrowdStrike, informou que está trabalhando para solucionar a falha e que o apagão cibernético “não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu.
Na página de status do Azure, plataforma de computação em nuvem da companhia americana, há a informação de que a falha começou na noite de quinta-feira (18), o que provocou paralisações em todo o centro dos EUA.
Conforme o comunicado, a recuperação dos serviços foi bem-sucedida para alguns clientes.
*Com informações do R7