domingo, 21 dezembro, 2025
Ultimas noticias

Apae será fundada em Balneário Rincão

Antes do início da construção de uma escola de educação especial em Balneário Rincão, é necessária a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no município. Por isso, nesta quinta-feira, às 20h, acontece a Assembleia Geral Ordinária para criar a entidade, no centro comunitário da cidade.

Após a fundação ocorrerá então a homologação do estatuto da associação e, em seguida, a eleição e posse da diretoria. Os membros votados ocuparão cargos na diretoria executiva, no conselho de administração e no conselho fiscal da Apae.

Com as três etapas concluídas, a associação poderá dar início à organização interna para começar arrecadar recursos para a construção da escola. “Nós já ganhamos um terreno do município, com mais de um hectare, na Zona Sul, e o prefeito (Jairo Custódio) tem no plano de governo construir a Apae. A Federação (das Apaes) já autorizou, mas é preciso a fundação, até porque depois será necessário ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para firmar alguns convênios”, explica Zenilda Búrigo, que integra a comissão de fundação.

Atualmente, as crianças, jovens e adultos que residem no município e necessitam dos serviços da Apae precisam se deslocar até a Escola Sonho Dourado, em Içara. São 60 alunos que percorrem esse trajeto todos os dias.

“O município necessita de uma Apae, porque hoje nós temos uma população de mais de 12 mil habitantes, e em torno de 70 são especiais. E outros municípios com 60 mil habitantes têm cerca de 100 a 140. Ter uma Apae possibilita trabalhar a questão da prevenção, da orientação aos pais e responsáveis, ministrar palestras”, enumera Zenilda.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis