O espetáculo “Circo Só do Eu” será apresentado na manhã desta terça-feira, às 9h30, na Escola Especial Sonho Dourado da Apae de Içara. A escola receberá as APAES de Criciúma, Morro da Fumaça e Cocal do Sul para prestigiar a peça em um total de cerca de 200 alunos.
A peça do Grupo Barracão de Teatro de São Paulo irá destacar o palhaço Zamborim que junto ao público irá tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, hipnose, mágica, acrobacia, música e outras performances.
“Somos muito gratos a organização do Cirquinho Revirado por nos incluir no Festival”, pontua a diretora da Apae de Içara Silvana Goulart Brunel.
Para a diretora a arte compõe um papel fundamental na Educação Inclusiva e, dentro da APAE Içara, está diariamente presente cotidiano, tanto como professores, quanto como alunos.
“A arte sensibiliza, inspira e dentro da educação inclusiva, o teatro, a dança, a música e as artes visuais são de vital importância no processo pedagógico dos estudantes, pois estimulam as percepções visuais, sonoras, motoras e cognitivas. Mas também, aguçam sensibilidades emotivas e sociais, despertam sentimentos e mudança, transforma cada um que vê, ouve, sente ou vive”, explica Silvana.
Esta será a única apresentação no município que foi sede das três primeiras edições do Festival. O ator e diretor Reveraldo Joaquim lembra que o Festival de fato era para acontecer em Içara como cidade sede, mas a prefeita Dalvania não achou interessante promover o evento:
“Foi uma pena pois o próprio projeto previa apresentações no município e, devido a não aceitação e apoio da prefeita, tivemos que remanejar atividades e recursos. “Agora vamos fazer em Içara somente uma apresentação mais vai ser linda”, avalia Reveraldo.
Com 12 grupos e 39 espetáculos de grupos do Brasil e Argentina gratuitos para toda família, o 4º Festival Nacional de Teatro Revirado abre a programação oficial nesta segunda-feira, 08 de agosto, às 19h30, na Rua Coberta de Forquilhinha e segue até o dia 13 com espetáculos em Maracajá, Orleans, Cocal do Sul, Içara e Criciúma.
O Festival nasceu em 2017 para comemorar os 20 anos do Cirquinho do Revirado no município de Içara que abraçou o projeto e se tornou a casa do Festival Revirado com as edições de 2018 e 2019. O Festival é realizado pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, em conjunto com vários artistas e produtores da região. Parte dos recursos vem das empresas doadoras através da Lei de Incentivo à Cultura: Farbem, Celesc, Eliane e Giassi e, outra parte das prefeituras de Forquilhinha, Maracajá, Cocal do Sul e Orleans, além de outras empresas com patrocínio direto como a Brametal.
Toda programação do Festival pode ser acessada no Instagram @cirquinhodorevirado.
Colaboração: Maristela Benedet – Assessoria de Comunicação