Por Alexandra Cavaler
As aulas serão iniciadas com 30 dos quase 90 alunos que o município tem cadastrados
Faltando apenas alguns detalhes para a finalização do espaço a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Balneário Rincão já se prepara para o início do primeiro ano letivo de sua história. Marcada para começar no dia 15 de fevereiro, as aulas serão disponibilizadas para 30 dos quase 90 alunos cadastrados no município. Os demais, de acordo com o presidente da instituição, Wilson Zanoni, seguem frequentando a escola Sonho Dourado, em Içara.
“Nós vamos começar as aulas no dia 15 de fevereiro com 30 alunos. A equipe está praticamente montada, falta mais um técnico, que o profissional de música. Os demais professores já estão certos bem como psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. Esperamos que até o meio do ano, dependendo de como as coisas caminharem, possamos atender mais alunos, mas a princípio, vamos trabalhar até metade do ano com 30 e depois a gente vai avaliar. E as demais crianças, mais de 50, serão atendidas por Içara”, explicou o presidente da Apae de Balneário Rincão.
Zanoni também revela que a falta de recurso os impede de começar como gostariam. “Precisamos de recursos. Nós não vamos começar com todos os alunos justamente porque não temos condições de comprar toda a mobília necessária, ar condicionado, o que deve custar em torno de R$ 900 mil. Além disso, temos toda a parte de brinquedos, a parte pedagógica, envolve muita coisa e vai muito dinheiro. Então, se tudo correr bem, se vier alguma verba, o que algumas pessoas já aceram positivamente, aí a gente consegue equipar a Apae para o ano que vem. Mas este ano, lamentavelmente, só vamos trabalhar com 30 lucros”, ressaltou.
Estrutura e trajetória da Apae
O espaço da nova estrutura vai contar com 10 salas de aula, sala para fisioterapia, cozinha, refeitório, lavanderia, banheiros masculino e feminino, e quatro consultórios médicos. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 3 milhões no prédio que tem capacidade para atender até 100 alunos. O terreno foi doado pela prefeitura de Balneário Rincão, 10 mil metros quadrados; e pela Construtora Giassi, mais cinco mil metros quadrados, no bairro Chico do Poço. O projeto arquitetônico foi elaborado pela profissional Fernanda Alves e possui 1,1 mil metros quadrados.
A instituição foi fundada e reconhecida como uma associação civil, filantrópica e sem fins lucrativos, em dezembro de 2018 quando também ocorreu a eleição da primeira diretoria. “Esse é um projeto que nasceu do sonho da comunidade rinconense e que agora se torna uma realidade com o propósito de atender as áreas educacional, social e de saúde, buscando desenvolver as competências necessárias à formação e autonomia dos cidadãos. Essa é a concretização de um objetivo que contou com o apoio do poder publico, tanto municipal quanto estadual”, concluiu Zanoni.