A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Balneário Rincão vai inaugurar amanhã a sede. O evento está marcado para as 18h, na Rua Clóvis Cruz, na Zona Sul do município.
A estrutura, com 1.100 metros quadrados, marca a realização de um sonho que começou em 2018, quando a Apae foi fundada. O espaço conta com 10 salas de aula, sala de fisioterapia, cozinha, refeitório, lavanderia, banheiros, quatro consultórios médicos e outras dependências. O investimento total gira em torno de R$ 3 milhões, com capacidade para atender até 100 alunos. O terreno de 15 mil metros quadrados foi doado pela Prefeitura de Balneário Rincão e pela Construtora Giassi.
Para o presidente da Apae, Vilson Zanoni, a inauguração é a concretização de um trabalho coletivo. “Todo o projeto foi pensado para a Apae. A nossa Apae está 100% equipada para o atendimento dos nossos alunos. É um sonho que foi realizado para o atendimento das nossas crianças que precisam desse cuidado. As pessoas diziam que não íamos conseguir, mas nunca desistimos”, destacou.
Expansão do atendimento
A diretora da Apae, Zenilda Burigo, conta que o número de educandos cresceu rapidamente desde o início das atividades. “Hoje atendemos quase 100 educandos. Temos 41 colaboradores. Iniciamos as atividades no ano passado, em 15 de fevereiro, com 31 educandos. Este ano, começamos com 90 alunos e hoje são quase 100. Atendemos todas as modalidades de ensino. Temos uma equipe completa, com todos os serviços, e estamos ofertando um trabalho da melhor qualidade”, disse.
A Apae do Rincão atua nas áreas de educação, assistência social e saúde. A estrutura inclui sala de integração sensorial, sala de fisioterapia e, em breve, o jardim sensorial, destinado especialmente ao atendimento de alunos autistas. “Tudo feito com muito carinho”, completou a diretora.
O atendimento na Apae é dividido conforme a idade dos alunos. Crianças de 0 a 6 anos participam das turmas de Estimulação Precoce. Já as crianças de 6 a 17 anos frequentam o ensino regular em escolas e, no contraturno, são matriculadas na Apae por meio do Atendimento Educacional Especializado. Além disso, há alunos com mais de 60 anos, que integram o Serviço de Convivência, com atividades de estimulação cognitiva.
História de mobilização
A Apae de Balneário Rincão nasceu da união de 28 voluntários que formaram a primeira diretoria, eleita em dezembro de 2018. Desde o início, o objetivo do grupo era construir uma sede própria, evitando aluguéis. A conquista do terreno foi possível graças ao apoio do então prefeito Jairo Custódio e parcerias com a construtora e a prefeitura.
Com o projeto aprovado pela Federação das Apaes de Santa Catarina, a diretoria intensificou a busca por recursos, realizando diversas viagens a Florianópolis em busca de emendas parlamentares. O primeiro grande aporte foi de R$ 1 milhão, que possibilitou a construção da primeira etapa da obra. Posteriormente, outros valores viabilizaram a conclusão da parte administrativa, construção de muro, compra de móveis e equipamentos.
Colaboração: Jornal Tribuna de Notícias / Thiago Oliveira