Antiga igreja matriz São Donato é reinaugurada

Desde julho novamente sob o poder da igreja católica de Içara, a antiga matriz transformada em Casa da Cultura durante 31 anos pelo governo municipal, voltou a ser um templo católico neste domingo, dia 21, exatamente no dia de fundação da Paróquia São Donato.

O local doado por padre Bernardo Junkes em 1983, hoje se intitula Capela da Misericórdia e terá um memorial em homenagem a ele. A cidade de Içara entra com um marco histórico em toda a Diocese, sendo a primeira a possuir duas igrejas católicas em uma mesma praça.

A celebração foi marcada por emoção e muita comemoração por parte dos fiéis. A intenção do pároco Antônio Vander da Silva, é trazer agora a primeira imagem de São Donato que hoje se encontra no Hospital São Donato, para a mais nova capela.

De acordo com ele, este foi apenas um início. “Apesar das modificações ainda faltam muitas coisas a serem terminadas, tendo em vista que a restauração por fora foi feita e por dentro ainda falta”, declarou o padre. Foi realizado ao longo de três meses a troca do telhado e das calçadas ao redor da instalação, foi refeita a parte elétrica, o presbitério e as sacristias, além da pintura externa. “Investimos R$ 97 mil até o momento, o que deve aumentar com o restante dos ajustes a serem feitos”, frisou.

A Capela da Misericórdia tem capacidade para até 500 pessoas e terá utilização especial para casamentos, batizados e pequenas celebrações. O primeiro casamento será no próximo mês, no dia 10.

Já o memorial que comportará os restos mortais do ex-pároco Bernardo Junkes na entrada da igreja, ainda não tem data para ficar pronto. Na presença do irmão do falecido sacerdote, o também padre Silvestre Junkes, tudo já foi acordado. “O padre Silvestre está de comum acordo conosco de trazer tudo para cá, agora vamos conversar com o pessoal especializado para fazer os procedimentos”, acrescentou Vander.

A dona de cada Terezinha Luciano, comemora reinauguração da igreja. “É emocionante ver as portas deste local se abrirem novamente como igreja. Nó antigos vivemos tantas coisas aqui dentro e conseguimos  reviver tudo isso na memória hoje”.

 
Colaboração: Mariéle Salvador/Portal Satc

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis