Ansiedade: você sabe como lidar com ela?

A ansiedade está ligada a um sentimento desagradável de medo, e é caracterizada por um desconforto físico e emocional vinculados a antecipação de uma situação desconhecida vista como perigosa. Mas quando a ansiedade se torna um problema? Quando passa a interferir na realização das atividades cotidianas, ou ainda, quando passa a ser vista como desproporcional ou exagerada à situação.

Geralmente, os sintomas ansiosos presentes em grande parte da população são: palpitação (coração acelerado), sudorese nas mãos ou em outras partes do corpo, tremores, tonturas, sensação de falta de ar, dor ou aperto no peito (angústia), náusea, boca seca. Mas qual o motivo para isso acontecer?

Nosso corpo entende que quando estamos ansiosos, estamos nos preparando para algo que possa ser ruim e desta maneira, é como se ele se preparasse para lutar ou fugir. Porém, as interpretações que fazemos das situações como ansiogênicas, influenciam muito nesta resposta.

O primeiro passo então é modificar pensamentos catastróficos e disfuncionais, buscar por evidências que comprovem que este tipo de pensamento não está correto e monitorar-se, ou seja, sempre que houver um pensamento “errado”, questionar-se: “no que este pensamento me ajuda?”, “é útil ou verdadeiro?”, “de que outra forma posso visualizar esta situação?” ou ainda “o que eu diria para um amigo que está na mesma situação que a minha?”.

O segundo passo é treinar seus comportamentos diante da ansiedade. Quando perceber que seus sintomas físicos começam a aparecer, pare o que está fazendo, respire, faça respirações longas, preste atenção em sua respiração, inspire e expire, com calma. Mude o foco da sua atenção, busque observar o que está acontecendo ao seu redor, fora do ambiente em que você está, ouça uma música, sinta a textura, o cheiro, feche os olhos, ouça os ruídos e tente identificá-los. Todo movimento contrário à importância que você dá para a ansiedade, tendem a acalmar e diminuir o desconforto.

Valide o quanto você é capaz de fazer estes exercícios e se sentir bem. Você é capaz, você é bom o suficiente, você merece se sentir bem!!

 

Aline Castagnetti Borges
Psicóloga Clínica CRP-SC 12/14464
Atendimentos em Criciúma e Araranguá. Telefone para contato (48) 9.9944.3533.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis