sábado, 31 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Animais de rua é problema crônico em Içara

Quem é ciclista ou motociclista já deve ter sentido na pele a sensação de ter um cachorro de rua lhe seguindo, aos latidos. Esta é uma situação que também acontece muito com os pedestres, que muitas vezes se veem acuados pelos animais e sujeitos a levar uma mordida. O problema registrado em várias cidades é comum também em Içara, seja na área central ou nos bairros. O município, contudo, não possui projeto para retirada imediata dos cães das vias públicas, já que os serviços do Centro de Castração deverão amenizar o problema, mas a longo prazo. 

“O que existe hoje para tentar minimizar esses casos primeiro é a consciência das pessoas, para que não abandonem animais nas ruas. Se existe animal hoje na rua, é porque alguém abandonou. Quem era para estar zelando por ele não o fez e vem causando todo esse problema”, comenta o fiscal da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Mucio Carlos Bratti. “E uma segunda questão que vem sendo trabalhada, são as castrações, porém este é um processo a longo prazo. Se tiver sequência, irá surgir efeitos”, acredita. 

Quanto à construção de um abrigo para os animais de rua, o fiscal informa que não há um projeto nesse sentido. “Hoje a gente não tem um espaço específico para levar esses animais. Diante disso, é feito o possível”, coloca o fiscal da Fundai. “É meio inviável ter um local para esse fim. Pelos benefícios que se tem, contar com um Centro de Castração ativo faz o mesmo efeito, que é reduzir a população de rua, com um custo menor”, avalia.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis