quarta-feira, 29 maio, 2024
Ultimas noticias

Ampla programação celebra o Dia da Mulher na Unesc

Foto: Divulgação

Atividades ocorrem durante toda a sexta-feira (8/03), em Criciúma e Araranguá

 

No Dia Internacional da Mulher, a Unesc celebra e reconhece a notável contribuição das mulheres que contribuem com o desenvolvimento da Instituição ao longo de quase 56 anos. São profissionais que desempenham papéis fundamentais no ambiente acadêmico e moldam o futuro do próximo com dedicação, sabedoria e comprometimento.

Para valorizar ainda mais a força feminina e celebrar as conquistas das mulheres, a Unesc preparou uma extensa programação especial com diversas atividades durante toda a sexta-feira (8/03), Dia Internacional da Mulher.

A Unesc celebra não apenas as realizações, mas também o potencial ilimitado das mulheres. Nossa extensa programação para o Dia da Mulher reflete o compromisso da Universidade em fortalecer e reconhecer a importância da participação feminina em todos os aspectos da vida acadêmica e da sociedade em geral. Que este dia marque a resiliência e o impacto positivo que as mulheres projetam no mundo, e que continuemos a construir juntas um futuro mais igualitário e justo”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Atividades

Entre as atividades que compõem a programação está a palestra “Rota Oculta: o potencial das redes e comunidades”, proferida pela integrante do Comitê de Tecnologia dos Amigos do Bem do Grupo Mulheres do Brasil, Silvia Lamanna.

O momento celebra e reconhece a força, o talento e a resiliência da mulher nos seus diferentes papéis na sociedade. Empreendedora, Educadora, Mestre em Ciência Ambiental com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social, Silvia é Apaixonada pela potência das interações humanas e pela força das comunidades, ela combina habilidades e experiência em tecnologia para desenvolver e fortalecer comunidades, construir ambientes saudáveis, inclusivos, diversos e colaborativos.

A palestra, voltada para empresárias; empreendedoras; executivas; cientistas; professoras e líderes comunitárias, está agendada para às 19h, no Auditório Ruy Hülse, seguida da revelação das vencedoras da segunda edição do Prêmio Mulheres na Ciência e do lançamento do 3º Prêmio Unesc de Jornalismo, que em 2024 irá homenagear a ex-professora da Universidade Maria Dal Farra Naspolini.

As ações iniciam cedo, com uma série de atividades paralelas. A Clínica Escola de Enfermagem, por exemplo, realizará a aferição dos Sinais Vitais; distribuição de materiais informativos; orientações sobre saúde da mulher, na Clínica Escola de Enfermagem, das 8h às 12h e 13h às 17h.

O Projeto Amora fará atividade de sensibilização para a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres. Das 8h às 21h, ocorre o “Palavras de Poder: Autoras Negras e Indígenas no Centro do Debate”, uma divulgação e exposição de produções literárias de mulheres negras e indígenas, exposição física e virtual. Promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), a atividade ocorre no Hall da Reitoria.

Quem passar pelo campus das 9h às 12h e das 13h às 17h, poderá receber massagem facial, craniana, nos pés e nas costas com pedras quentes.

O Programa de Atenção Materno-infantil e Familiar (PAMIF) realizará das 14h às 17h, orientações nutricionais sobre alimentação, tipos de alongamento e outras atividades, no Bloco XXI.

Programação – Dia Internacional das Mulheres na Unesc

8h às 19h – Mural e correio do incentivo. Correio de mulher para mulher Indicação e divulgação de produções femininas, no Bloco XXI.

8h às 12 e 13 às 17h – Clínica Escola de Enfermagem. Aferição dos Sinais Vitais; distribuição de Materiais Informativos; Orientações sobre Saúde da Mulher, na Clínica Escola de Enfermagem.

8h às 21h – Projeto Amora: Prevenção da violência doméstica e familiar. Atividade de sensibilização para a prevenção da violência doméstica e familiar contra as mulheres, no Bloco XXI.

8h às 21h – Palavras de Poder: Autoras Negras e Indígenas no Centro do Debate Divulgação e exposição de produções literárias de mulheres negras e indígenas, exposição física e virtual, no Hall da Reitoria.

8h às 21h – Plantas Medicinais e autocuidado em saúde Dinâmica com plantas medicinais, orientações sobre o uso de plantas medicinais. Distribuição de materiais informativos, ao lado da Biblioteca.

9h às 12h e das 13h às 17h – Spa Day. Massagem Facial, massagem craniana, massagem nos pés, massagem nas costas + pedras quentes com duração de 15 minutos, no Laboratório de Estética Facial (Aprofucri). Agendamentos podem ser realizados pelo telefone (48) 99636 9168.

9h às 11h – Roda de conversa – Documentário Direito das Mulheres. Através de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências com o corpo da infância até a terceira idade, na sala 204 do Bloco XXI-B.

9h às 11h e das 15h às 17h – Coffee Break. Confraternização das mulheres que fazem a Unesc, na Secretaria da Aprofucri.

13h às 17h – Atenção Integral à saúde de Mulheres em Situação de Perda Gestacional. Orientação e entrega de material que será produzido pelo curso sobre câncer de colo uterino, no Iparque. Essa mesma atividade vai acontecer no Hall da Reitoria e no Bloco R1, das 19h às 21h30.

13h30min às 17h – Roda de conversa. Alimentação saudável com distribuição de cookies rosas, no Bloco S.

14h às 17h – PAMIF. Orientações nutricionais sobre alimentação, tipos de alongamento e outras atividades, no Bloco XXI.

14h30min e 17h30min – Biblioterapia. Cuidando de si por meio de livros. A caixinha de guardar o tempo, na Biblioteca – Sala 10.

15h às 18h30min – Contabilidade com Elas. Orientação sobre MEI, no Centac.

15h às 16h – Café das Mulheres. Um delicioso café para homenagear as funcionárias, na

Unesc Araranguá.

18h30min às 21h – Como nossas meninas mudam o mundo. Projeto de Extensão Lixo Marinho no Sul Catarinense, em frente a Farmácia.

18h30min – Apresentação Cultural. “Coral Unesc” Vozes Femininas, no Auditório Ruy Hülse.

18h30min às 22h – Palestra: Rota Oculta. O potencial das redes e comunidades, com a palestrante Silvia Lamanna. Um dia para celebrar e reconhecer a força, o talento e a resiliência da mulher nos seus diferentes papéis na sociedade. Uma noite especial com a entrega do II Prêmio Mulheres na Ciência e o lançamento do III Prêmio de Jornalismo Unesc, no Auditório Ruy Hülse.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis