Os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Paraíso da Mamãe, do bairro Jardim Elizabete, em Içara, tiveram uma doce experiência esta semana. Eles conheceram as abelhas, animais responsáveis pela fabricação do mel, polinização das flores e consideradas vitais para o equilíbrio da natureza.
“O objetivo da jornada é incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar, identificando as melhores atividades desenvolvidas nas escolas públicas, tendo em vista a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade”, explicou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Carolina Moriconi.
Os apicultores José Laudelino da Silveira e Geovana Manoel da Silveira, que estão há 20 anos na atividade, explicaram todas etapas, do processo de polinização até a retirada do produto dos favos. “É a segunda vez que temos este tipo de contato com os alunos, e para nós é muito gratificante ver os olhinhos deles repletos de curiosidade ao ver as abelhas”, falaram. Na oportunidade, as crianças conheceram a caixa onde ficam alocados os animais, os favos, e também os equipamentos necessários para a atividade.
Na rede municipal de ensino, o mel é oferecido somente às crianças a partir dos dois anos de idade, seguindo a recomendação da Anvisa, que alerta que bebês e crianças menores de um ano, não podem ingeri-lo devido ao risco de botulismo intestinal.
Colaboração: Tania Giusti