O cheiro agradável tomava conta do Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Unesc. Dentro dele, jovens de 14 e 15 anos de idade manuseavam habilmente os instrumentos na ampla cozinha. Uns cuidando da carne que estava cozinhando, outros colocando a cebola para fritar na frigideira, alguns ainda fazendo o purê de batata.
A atividade faz parte de uma parceria entre a Unesc, por meio do curso de Gastronomia e Turismo com o Bairro da Juventude que proporciona diversos novos ensinamentos aos alunos, como é o caso de Vitória de Maia da Luz, de 15 anos de idade. “Eu escolhi fazer o curso profissionalizante do Bairro da Juventude por ter vontade de cozinhar, que é algo que gosto muito. Pratico bastante em casa e queria aprender ainda mais. O que mais gostei de aprender foi fazer lombo suíno ao molho de laranja. Fiquei craque neste prato”, comenta.
O professor da Unesc, Lucas Firmino explica que trata-se de um projeto de Extensão que envolve os cursos de Turismo, Gastronomia e Nutrição da Unesc. “Em um primeiro momento fomos chamados pelo Bairro da Juventude para fazer uma atualização da matriz curricular do curso. Quando iniciamos a conversa tivemos a oportunidade de, mais que isso, promover diversas práticas do curso de Gastronomia dentro destas aulas. Fizemos receitas e preparações do curso de Gastronomia para que eles tenham uma noção ainda mais aprofundada”, conta.
Para ampliar ainda mais o conhecimento, os professores promoveram junto aos alunos, o “Chefes do Bairro”. “Realizamos um concurso no qual os alunos propõem as receitas, trata-se de um concurso pedagógico, que não tem um vencedor, é mais pra que eles possam colocar o aprendizado em prática”, completa Firmino.
Quem também acompanha a evolução dos alunos é o professor do curso profissionalizante em Gastronomia do Bairro da Juventude, Clayton Machado. Para ele, a parceria com professores universitários proporciona novos e importantes conhecimentos aos jovens. “Eles só teriam isso em uma Universidade e muitos deles já mostram interesse para futuramente vir para a Unesc e fazer uma graduação, pois eles têm contato com um ambiente novo e ficam muito empolgados”, cita Machado, acrescentando que em algumas vezes os professores e os acadêmicos vão até o Bairro da Juventude e reforçou que as receitas feitas no concurso farão parte de um livro.
Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc