quarta-feira, 17 abril, 2024
Ultimas noticias

Alunos de Medicina da Unesc contribuem com Mutirão de Cirurgias Pediátricas

Foto: Divulgação

Ação foi realizada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina de Criciúma e contribuiu com 17 crianças

Como Universidade Comunitária, a Unesc contribui com a sociedade em diversas frentes. Um exemplo é a realização do Mutirão de Cirurgias Pediátricas que contou com 12 alunos do curso de Medicina e da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (Lacipe), da Universidade.

A iniciativa, realizada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma, contribuiu com 17 crianças que aguardavam por pela realização de procedimentos de média complexidade.

“Participar de ações como o Mutirão de Cirurgia Pediátrica é algo incrível. O ambiente durante um procedimento é um pouco mais hostil para as crianças, mas nós tentamos deixar mais leve por meio de conversas e brincadeiras. Isso nos faz crescer, não só como profissionais, mas como seres humanos”, cita a acadêmica Amanda Cardoso.

Essa é a primeira ação deste tipo realizada na unidade hospitalar e foi inspirada no Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, que ocorre desde 2006, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

“A participação dos alunos nessas atividades é muito importante para sedimentar o papel social do médico, da organização e também praticar o acolhimento das crianças. Foi gratificante ver todo o empenho de nossos acadêmicos no cuidado com os pequenos pacientes em todos os momentos, com preparo, ciência e afeto, que são fundamentais para a atividade médica”, enfatiza o professor do curso de Medicina da Unesc e cirurgião pediátrico, Christian Prado.

Para a presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica, Gabriela Goulart, o momento foi especial, já que ela se forma em julho deste ano. “Eu não queria me formar sem ter essa experiência. É um momento gratificante porque, além de contribuirmos para adiantar a fila de espera das cirurgias, conseguimos deixar mais leve um momento que não é muito tranquilo para os pais e para o paciente”, exalta.

Além dos alunos e professores da Unesc, a direção da unidade hospitalar também ficou satisfeita com o sucesso do mutirão. “A repercussão foi imensa junto à secretaria de Estado da Saúde. Podemos colocar ações como essa em nossa agenda, pois são sempre muito bem-vindas”, comenta o diretor administrativo do HMISC, César Augusto de Magalhães.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis