Na última semana foi revelado o vencedor da Gincana Ecológica realizada nas escolas municipais de Turvo. O projeto, que aconteceu de julho a novembro, envolveu quatro instituições de ensino: Maria das Dores Angeloni, Celso Marcon, Boa Vistinha e Laurita Manfredini Bristot, e teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e da destinação correta de resíduos.
Com grande engajamento e espírito de equipe, os alunos arrecadaram aproximadamente 600 kg de pilhas usadas, material que, se descartado de maneira inadequada, pode gerar sérios impactos ambientais. O destaque foi a turma do 5º ano matutino da Escola Laurita Manfredini Bristot, localizada na Linha Contessi, que arrecadou mais de 150 kg de pilhas, conquistando o primeiro lugar na competição. Como prêmio, os alunos realizarão um passeio ao Parque Ecológico do Maracajá.
A Gincana Ecológica teve um caráter educativo e foi dividida em três etapas, a primeira, uma formação com os professores da Rede Municipal, a segunda, com os alunos de todas as unidades de ensino, que culminou no lançamento da gincana.
Uma das gestoras da empresa Ecoa Engenharia e Consultoria Ambiental, responsável pela destinação correta do material recolhido, também avaliou positivamente a ação. Amanda Morgerot, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “É fundamental que as crianças aprendam desde cedo sobre a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. Projetos como este fazem toda a diferença para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, ficamos honrados em participar e conduzir esse projeto. Agora, esses materiais recolhidos de forma expressiva serão entregues ao Instituto do Meio Ambiente, o IMA, que possui um projeto de descarte adequado de pilhas”, comentou.
A Secretária Municipal de Educação de Turvo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, também falou sobre o sucesso da gincana. “Essa é uma ação que vai além da coleta de pilhas. É uma oportunidade de educar as futuras gerações sobre a importância da preservação ambiental, um tema que deve estar presente no dia a dia das nossas escolas”, afirmou