Adotar uma criança é um gesto de amor, mas os trâmites para conquistar esse direito não são tão rápidos. Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do bairro Raichaski, em Içara, se engajaram no apoio a um casal que busca realizar o sonho de adoção há cerca de um ano e meio. Os estudantes confeccionaram 444 Tsurus para colocar na exposição “Gestações”, idealizada pela fotógrafa Jessica Medeiros, que ocorre durante o mês de maio no Nações Shopping, em Criciúma.
De acordo com a lenda de origem japonesa, o Tsuru é uma ave que representa o desejo de sorte, saúde e felicidade, e que a cada mil Tsurus dobrados um desejo se realiza, principalmente se for relacionado à família e a conquistas. “Colocamos para os alunos a história da ave japonesa, bem como a realização e o objetivo da exposição que acontece no Shopping e iniciamos a confecção do material”, explicou a diretora da escola, Gabriella Biella.
“Fomos contactados e iniciamos uma conversa com a Jessica para que nossos alunos colaborassem com a ação. Para nós é muito gratificante envolver o nome da escola em projetos como este, será motivo de muita satisfação contribuir para que o sonho do casal se realize”, acrescentou a diretora.
Conforme Jessica, o projeto vem sendo estudado e idealizado desde o ano passado, quando decidiu fazer algum trabalho de cunho social. “Buscava algo que tivesse relacionado à minha história para dar um sentido maior. A exposição tem o objetivo de desmitificar o assunto adoção e contribuir e incentivar as famílias a adotar”, explicou.
A exposição conta com fotos e a história resumida de seis famílias que alcançaram o objetivo de adotar. “Achei muito interessante porque com esse gesto estamos ajudando a se formar mais uma família e a exposição mostra o carinho e o amor que os casais têm pelas crianças”, ressaltou a aluna do sexto ano, Susana Isabel da Silva. Os demais Tsurus podem ser confeccionados e depositados por visitantes no local da exposição que ficará aberta até o dia 31 deste mês.
Colaboração: Moisés de Souza /Imprensa PMI